sábado, 21 de dezembro de 2013

Ex-campeão olímpico assume ser gay antes de ir a Jogos da Rússia


 
Publicado pelo Terra
 
O ex-patinador artístico americano Brian Boitano anunciou nesta quinta-feira que é gay, dias após ser nomeado integrante da delegação dos Estados Unidos que irá aos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, em janeiro próximo.
 
"Ser homossexual é apenas parte de quem sou", disse Boitano, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Calgary-1988 e até o momento se negava a comentar sua orientação sexual em público.
 
"Antes de mais nada, sou um atleta americano e tenho orgulho de viver em um país que promove a diversidade, a abertura e a tolerância".
 
 
Boitano está entre os delegados que formarão a equipe dos Estados Unidos nos Jogos de Sochi, nomeados pelo presidente americano, Barack Obama, na terça-feira passada. A lenda do tênis, Billie Jean King, que também é gay, integrará a delegação.
 
A inclusão de delegados que reconhecem sua homossexualidade é interpretada como uma mensagem à Rússia, que adota leis restritivas contra os homossexuais.
 
Boitano admitiu que a indicação para representar os Estados Unidos em Sochi motivou sua declaração, mas destacou que o esporte é que deve dominar as atenções sobre os Jogos Olímpicos.
 
"Como atleta, espero que possamos permanecer centrados no espírito olímpico que celebra os sucessos no esporte de pessoas de todas as nações".
 
Natural da Califórnia, Boitano foi campeão mundial de patinação artística em 1986 e 1988.

Ódio oficial: Uganda aprova lei rigorosa para reprimir homossexualidade


 
Publicado pelo G1
 
O Parlamento de Uganda aprovou nesta sexta-feira (20) um projeto de lei que reprime a homossexualidade de modo rigoroso, e que inclui prisão perpétua para os reincidentes, informaram a imprensa e ativistas.
 
O deputado David Bahati, que promoveu a lei, considerou que esse "voto contra o demônio" é "uma vitória para Uganda". "Estou feliz de que o Parlamento tenha votado contra o mal", disse, explicando que, na versão final, foi suprimida uma controversa cláusula sobre a pena de morte.
 
"Uma vez que somos uma nação que teme a Deus, valorizamos a vida de maneira holística. Esses valores explicam que os deputados tenham adotado este projeto de lei, sem se importar com a opinião do mundo exterior."
 
"Estou oficialmente na ilegalidade", disse o militante gay Frank Mugisha, após a decisão.
 
A nova lei deve agora ser aprovada pelo presidente Yoweri Museveni.
 
O projeto, proposto inicialmente em 2009, se encontrava em um "impasse" por conta das críticas recebidas em nível internacional. O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou a qualificá-lo de "odioso".
 
Em princípio, ele previa a pena de morte para quem fosse flagrado pela segunda vez realizando um ato homossexual, assim como para as relações em que um dos participantes fosse menor de idade ou portador do vírus da Aids.
 
A homossexualidade já é proibida em Uganda, mas esta nova lei endurece as penas e criminaliza a defesa pública das relações entre pessoas do mesmo sexo, inclusive os debates dos grupos de ativistas.
 
 

PL sobre a criminalização da homofobia é sepultado


 
Publicado pelo Congresso em Foco
 
Uma manobra encabeçada por dois senadores evangélicos “enterrou”, no Senado, o projeto de lei que torna crime inafiançável e imprescritível a discriminação de homossexuais. O entendimento é compartilhado tanto por um dos principais defensores do chamado PL da Homofobia, o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), quanto por um de seus mais aguerridos opositores, o pastor Silas Malafaia. Na prática, a discussão, iniciada em 2001 na Câmara, volta à estaca zero. Mas o último relator da proposição, senador Paulo Paim (PT-RS), não se dá por vencido e promete ressuscitar a discussão em 2014. Presidente da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Malafaia diz que o projeto “foi para o espaço” graças aos senadores Magno Malta (PR-ES) e Eduardo Lopes (PRB-RJ). Com o apoio de Malta, Eduardo Lopes apresentou o requerimento que vinculou o PL 122/06 às discussões do novo Código Penal. O pedido foi aprovado, na última terça-feira (17), por 29 votos a 12 e duas abstenções.
 
Com outro requerimento, apresentado em conjunto com o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o capixaba conseguiu excluir do relatório do Código Penal, no mesmo dia, as expressões “gênero”, “identidade de gênero”, “identidade sexual” e “orientação sexual” dos parágrafos que tratavam de discriminação e preconceito.
 
O argumento utilizado pelos religiosos e apoiado por 29 senadores foi de que o relatório do novo Código Penal prevê a revogação da Lei 7716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, aos quais seria equiparada a discriminação contra os homossexuais. Por isso, o debate sobre o assunto deveria ser feito à luz da nova legislação penal. “O que foi feito agora era o que queríamos desde antes”, disse Magno Malta ao Congresso em Foco. Na prática, a discussão sobre a homofobia vai ser diluída no debate da complexa reformulação de todas as leis penais do país. “Capetada”
 
Em seu site Verdade Gospel, Malafaia escreveu, na última quarta-feira, que o projeto que torna crime a discriminação de homossexuais é “um verdadeiro lixo moral para beneficiar os gays em detrimento do restante da coletividade da sociedade” (leia a íntegra do texto). “Não adianta chorar ou xingar. O PLC 122 foi para o ‘espaço’. Nada de privilégios para ninguém. Homo, hetero, religioso ou não, lei é pra todos”, comemorou o pastor em seu Twitter. “Para a capetada e ímpios que zombam do povo de Deus, ahahahahaha; hoje é dia de muita kkkkkkkkkkkk, povo de Deus, vamos kkkkkkk. Deus é maior kkk”, publicou o religioso na terça-feira, em seu microblog, após a decisão do Senado.
 
Segundo ele, além de Magno Malta e Eduardo Lopes, também foram fundamentais para o “enterro” do projeto da homofobia o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o petista Lindbergh Farias (RJ), a quem o pastor já declarou apoio para a disputa ao governo do Rio de Janeiro em 2014. Lindbergh e Malafaia são alvo de uma representação da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, que os acusa de propaganda eleitoral antecipada durante um culto religioso realizado em 13 de outubro. Para o pastor, o petista foi corajoso por ter contrariado a orientação de seu partido na votação do requerimento que atrelou o PL da Homofobia ao novo Código Penal.
 
Bombardeio
 
Já o presidente do Senado demonstrou “ousadia” e “coragem”, de acordo com o pastor, ao submeter o pedido de Eduardo Lopes a votação. O religioso também destacou que o “bombardeio” de mensagens eletrônicas enviadas por eleitores evangélicos para os senadores forçou o Senado a derrubar o projeto.
 
Principal liderança dos homossexuais no Congresso, Jean Wyllys reconheceu que o PL da Homofobia foi “enterrado”. Para ele, foi o desfecho de uma “crônica de uma morte anunciada”, promovida pela bancada governista. “Longe de promover um debate sério, a bancada governista cedeu à chantagem dos fundamentalistas, como o governo Dilma tem feito desde o início. Cada novo substitutivo do projeto, cada nova alteração, cada novo adiamento significou um retrocesso. Foi tanto o que cederam (para garantir o ‘direito’ dos fundamentalistas a pregar o ódio) que do PLC-122 original só restava o título. E foi esse título que enterraram hoje!”, escreveu .
 
Sem “homofobia”
 
O projeto da homofobia sofreu várias alterações na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Na semana passada, o relator da proposta, Paulo Paim, apresentou seis mudanças no texto em busca de acordo com parlamentares e grupos religiosos contrários à criminalização do preconceito contra homossexuais. Por falta de entendimento, a votação acabou adiada.
 
Paim excluiu, por exemplo, o termo homofobia do projeto. A proposta equiparava a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ou por procedência geográfica ao racismo, ou seja, passava a ser crime inafiançável e imprescritível. O relator também resguardou o direito de padres e pastores de manifestarem suas opiniões em “espaços e eventos religiosos”.
 
Na versão anterior, Paim fazia referência a “templos religiosos”, o que não contemplaria, segundo lideranças religiosas, as críticas feitas em cultos e missas em ginásios, estádios e ruas, por exemplo. O projeto acabou não votado a pedido do senador Eduardo Lopes, que conseguiu, esta semana, emplacar um requerimento atrelando a discussão da homofobia ao novo Código Penal.
 
Integrante da Igreja Universal do Reino de Deus, o senador fluminense argumentou que não havia sentido as duas propostas tramitarem separadamente porque o Código Penal trata do assunto ao tipificar os crimes de intolerância e racismo. Eduardo Lopes é suplente do senador licenciado Marcelo Crivella, ministro da Pesca, bispo da Igreja Universal e sobrinho de Edir Macedo, fundador e líder da instituição. “A família brasileira vai poder criar filhos felizes nos moldes de Deus, pois o PL 122 foi sepultado, jogado no lixo e está definitivamente morto”, disse Magno Malta, ao defender o requerimento do colega.
 
Mais ampla
 
Apesar de admitir discordância em relação à última versão do PL da Homofobia, Jean Wyllys diz que pretende apresentar uma proposta mais ampla quando o projeto do Código Penal chegar à Câmara. “Proposta esta que enfrente de maneira sistêmica os crimes discriminatórios!”, disse ele. “Que garanta políticas públicas e ferramentas legais de proteção contra todas as formas de discriminação! Que também promova a educação para o respeito à diversidade!”, afirmou Jean.
 
Paulo Paim, Eduardo Suplicy (PT-SP) e Ana Rita (PT-ES) tentaram evitar que o PLC 122 fosse discutido com o Código Penal. Mas acabaram derrotados. Os três petistas prometem tentar reverter a decisão na Comissão de Constituição e Justiça, onde as duas propostas serão discutidas em conjunto. “Lá tudo pode acontecer”, diz Paim, ao refutar que o PL da Homofobia tenha sido enterrado.
 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Revista gay escolhe Papa Francisco 'personalidade do ano' nos EUA


 
Publicado pelo G1
 
A tradicional revista americana pró-direitos dos gays "The Advocate" escolheu o Papa Francisco como sua "personalidade do ano" de 2013 nesta terça-feira (17), mesmo dia em que o pontífice argentino celebra seu aniversário de 77 anos.
 
A revista argumentou que concedeu a honraria ao Papa porque, ainda que ele se mantenha contrário ao casamento gay, seu pontificado demonstrou uma "profunda mudança na retórica (anti-gay) em relação a seus predecessores".
 
A capa destaca uma frase de Francisco dada em entrevista em julho: "Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?"
 
A revista afirma que a organização gay católica "Equally Blessed" (Igualmente Abençoados) considerou a frase "algumas das mais encorajadoras palavras que um pontífice já disse sobre gays e lésbicas".
 
À época, o Vaticano frisou que as palavras do Papa não mudavam a posição da Igreja Católica, de que as tendências homossexuais não são pecaminosas, mas os atos, são.
 
Ainda assim, a comunidade gay e muitos heterossexuais na Igreja saudaram o que viram como uma mudança de ênfase e um pedido para que a Igreja tenha mais compaixão e menos condenação.
 
A Advocate disse que ninguém deve "subestimar a capacidade de qualquer papa de convencer corações e mentes na abertura para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)".
 
Na semana passada, a revista "Time" concedeu o mesmo prêmio ao Papa Francisco, elogiando o pontífice por ter mudado a mensagem da Igreja Católica em prol do perdão em vez da condenação.
 
 

Boicote: Obama ficará em casa e enviará atletas gays à cerimónia de abertura dos Jogos da Rússia


 
Publicado pelo Público
 
Está em curso um boicote internacional aos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, mas é um boicote diferente daqueles a que a história do desporto tem habituado os seus adeptos. Depois de os presidentes da Alemanha e de França terem anunciado que não vão estar presentes na cerimónia de abertura, o americano Barack Obama fez saber que vai fazer-se representar por uma delegação liderada por uma figura sem responsabilidades na atual Administração e que inclui duas atletas lésbicas.
 
A justificação oficial é que Obama já tem a agenda preenchida, pelo que não poderá esta na cidade russa a 7 de Janeiro de 2014, mas a decisão está a ser interpretada como uma mensagem forte contra a legislação antigay aprovada na Rússia.
 
Desde o Verão passado, a "propaganda da sexualidade não-tradicional" na presença de menores é punida no país com multas e penas de prisão, pelo que os atletas que vão estar nos Jogos de Sochi arriscam-se a ser acusados se protagonizarem alguma forma de protesto. A lei é suficientemente vaga para abrir a porta à punição de um beijo ou de uma declaração pública em defesa dos direitos dos homossexuais.
 
É verdade que os presidentes dos EUA não costumam estar presentes nas cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos – de Verão ou de Inverno –, mas enviam em sua substituição personalidades relacionadas com o peso do cargo.
 
Foi assim na última década, desde os Jogos Olímpicos de 2004. Nesse ano, em Atenas, esteve presente o antigo Presidente George Bush, que repetiu a representação em 2008, em Pequim. No ano passado, em Londres, foi a mulher do Presidente norte-americano, Michelle Obama, a assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
 
Em 2010, nos Jogos de Inverno de Vancouver, os EUA foram representados pelo vice-presidente, Joe Biden, e pela sua mulher, Jill Biden. Em 2002, o Presidente George W. Bush esteve no arranque dos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City – uma presença comum para um chefe de Estado quando um evento desportivo desta importância se realiza no seu país.
 
"Diversidade, determinação e trabalho de equipa" O anúncio da Casa Branca confirma aquilo que o Presidente Barack Obama já tinha dado a entender no início de Agosto, numa conferência de imprensa em que também falou sobre o estado das relações entre os EUA e a Rússia.
 
"Ninguém se sente mais ofendido do que eu com as leis antigay na Rússia", disse Obama, sublinhando que, apesar de tudo, não considerava "adequado" um boicote aos Jogos Olímpicos. "Temos muitos americanos a treinar e a fazer tudo o que podem para terem sucesso", frisou o Presidente dos EUA, afastando a hipótese de um boicote assente na ausência de atletas, como aconteceu em Moscovo 1980 e em Los Angeles 1984.
 
A mesma posição foi tomada pelos presidentes alemão e francês, Joachim Gauk e François Hollande, e pela comissária europeia para a Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania, Viviane Reding – os atletas vão, mas estes responsáveis políticos ficam em casa.
 
Apesar de a ausência de Obama ter sido justificada com questões de agenda, a composição da comitiva e o texto do comunicado deixam perceber o que está em causa: "O Presidente Obama está extremamente orgulhoso dos nossos atletas dos EUA e ansioso por apoiá-los a partir de Washington. Ele sabe que eles vão mostrar ao mundo o melhor da América – diversidade, determinação e trabalho de equipa."
 
Também o porta-voz da Casa Branca, Shin Inouy, deixou clara a mensagem enviada ao Kremlin: "A delegação norte-americana aos Jogos Olímpicos representa a diversidade que define os Estados Unidos. Todos os membros da nossa delegação distinguem-se pelos seus méritos no governo, no activismo cívico e no desporto."
 
"Tomada de posição incrivelmente respeitadora" O significado da delegação norte-americana na cerimónia de abertura é definido também pelo seu pouco peso político, tendo como líder a ex-secretária da Segurança Nacional, Janet Napolitano. Mas a principal notícia é que inclui duas personalidades do desporto que tornaram pública a sua orientação sexual e que têm feito várias declarações contra a legislação antigay aprovada na Rússia: a lenda do ténis Billie Jean King e Caitlin Cahow, da equipa feminina de hóquei no gelo.
 
Para Cahow (medalha de bronze nos Jogos de Turim 2006 e de prata em Vancouver 2010), a composição da comitiva "é obviamente uma tomada de posição, uma tomada de posição incrivelmente respeitadora". "A Casa Branca está a reforçar que os americanos sabem o que significa ter garantias de liberdade de acordo com a Constituição. É isso que vamos representar em Sochi e não é diferente do que está patente no espírito do olimpismo", disse a atleta ao jornal USA Today.
 
Billie Jean King, de 70 anos (vencedora de seis torneios de Wimbledon, um torneio de Roland Garros, quatro Opens dos EUA e um Open da Austrália), mostrou-se "profundamente orgulhosa" por ter sido escolhida para a comitiva. "Estou também muito orgulhosa por representar a comunidade LGBT [sigla para lésbica, gay, bissexual e trangénero] em apoio de todos os atletas que vão competir em Sochi e espero que estes Jogos Olímpicos sejam um momento marcante para a aceitação universal de todas as pessoas", disse King, citada pelo jornal The Guardian.
 
O anúncio da Casa Branca foi já elogiado por várias organizações de defesa dos direitos LGBT.
 
"É difícil olhar para esta delegação sem ver nela uma crítica às leis antigay de Putin", disse Andre Banks, director da All Out. Hudson Taylor, fundador da Athlete Ally, considera que levar à Rússia "duas proeminentes atletas LGBT como Billie Jean King e Caitlin Cahow garante que os EUA não vão evitar o apoio à comunidade LGBT em Sochi".

Senado inclui projeto que criminaliza homofobia em reforma do Código Penal


 
Publicado no iG Último Segundo
 
Projeto, no entanto, colocou uma reserva para não enquadrar como crime "quem manifestar seu pensamento de natureza crítica, especialmente a decorrente da liberdade de consciência e de crenças religiosas".
 
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17) requerimento do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) para incluir um projeto que criminaliza a discriminação de homossexuais à proposta de reforma do Código Penal. Com a mudança, que passou com 29 votos a favor, 12 contra e duas abstenções, a reformulação do código vai tramitar antes na Comissão de Constituição e Justiça da Casa para, só depois, ser apreciado em plenário.
 
O projeto que trata da homofobia está na Comissão de Direitos Humanos (CDH), mas teve sua votação suspensa na semana passada por um pedido de vista coletivo. A alteração vai retardar a tramitação do código e é tratada nos bastidores pela bancada ligada a temas religiosos na Casa como uma forma de tentar rejeitar, na CCJ, qualquer tentativa de se tornar crime quem discriminar outros por preconceito de "identidade ou orientação sexual".
 
O texto da reforma do Código Penal, que também prevê a criminalização da homofobia, institui pena de um ano a cinco anos de prisão. O projeto, contudo, colocou uma reserva para não enquadrar como crime a conduta: quem manifestar seu pensamento "de natureza crítica, especialmente a decorrente da liberdade de consciência e de crenças religiosas". Isso só não vale se ficar demonstrado inequivocamente a intenção de discriminar ou de agir preconceituosamente. O senador Magno Malta (PR-ES), que é evangélico, elogiou a aprovação do requerimento. Para ele, a medida vai permitir uma discussão mais técnica do assunto dentro do Código Penal.
 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Conheça as personalidades que se assumiram gays ou bissexuais em 2013!


 
Por Élio Farias
Equipe Homorrealidade
 
Mais um ano quase concluído e chega o momento da nossa tradicional "Retrospectiva Saiu do Armário", com as personalidades que resolveram assumir sua homossexualidade ou bissexualidade ao longo do ano. Sem dúvida, com seu exemplo de coragem, esses homens e mulheres contribuíram e muito para a visibilidade e luta pela igualdade dos direitos LGBT. Por isso, nosso agradecimento a quem nos inspira a levar a vida de uma forma mais sincera. Vamos à lista por ordem cronológica das declarações!
 
Matt Dallas (31 anos)
Ator norte-americano
 
 
Astro da série “Kyle XY”, Matt Dallas assumiu publicamente sua homossexualidade no dia 06 de janeiro usando sua conta pessoal no Twitter. Além de sair do armário, ele também aproveitou para anunciar seu noivado com o músico Blue Hamilton. O relacionamento dos dois já durava quatro anos na época. “Começando o ano com um novo noivo. Uma grande forma de começar 2013″, escreveu Dallas. A notícia não foi propriamente uma novidade, apenas confirmou os rumores que há muito tempo vinham e voltavam sobre a sexualidade do ator.
 
José de Abreu (69 anos)
Ator brasileiro
 
 
Foi por meio do Twitter, no dia 08 de janeiro, que o ator José de Abreu assumiu sua bissexualidade. "Eu sou bissexual e daí? Posso escolher quem eu beijo? Quando quero beijar uma pessoa não peço atestado de preferência sexual, só depende dela querer. Não posso obriga-la a me beijar. Pouquíssimos gays se atreveriam a fazer que eu fiz em 1975: Viver com minha mulher [na época, a professora Nara Keiserman] e dois filhos [de 2 e 3 anos] e com um casal gay que viviam maritalmente durante dois anos", revelou no microblog. O assunto se desencadeou após Abreu defender os homossexuais e condenar atitudes de políticos e religiosos conservadores.
 
Jodie Foster (51 anos)
Atriz americana
 
 
Embora sua homossexualidade não fosse propriamente um segredo, a atriz Jodie Foster resolveu oficializá-la durante o Globo de Ouro no dia 13 de janeiro. Ela recebia um premio especial em reconhecimento por toda sua trajetória, quando fez um discurso cheio de humor e emoção. "Realmente saí do armário há milhares de anos, na idade da pedra. Se vocês fossem figuras públicas desde pequenos, avaliariam o preço de fazer essa declaração por conta da privacidade, acima de tudo", disse a atriz. Cydney Bernard, que foi sua companheira por 20 anos, foi lembrada por Jodie como "um dos amores mais profundos" de sua vida e "irmã de alma" e aproveitou para agradecer pelos dois filhos que tiveram juntas - Charlie e Kit – considerados sua "razão de respirar e continuar evoluindo".
 
Victor Garber (64 anos)
Ator americano
 
 
Conhecido por interpretar o criador do navio do filme "Titanic", Victor Garber assumiu sua homossexualidade no dia 15 de janeiro durante uma entrevista para o programa "Greg in Hollywood". O ator disse que mora em Nova York, com o namorado, o modelo Rainer Andreesen. Além disso, Victor falou um pouco sobre o seu relacionamento, que já existe há muito tempo. "Eu não gosto de falar sobre isso, mas todo mundo sabe. Ele virá comigo para o SAG Awards. Meu companheiro Rainer Andreesen e eu estamos juntos por quase 13 anos, em Greenwich Village. Nós amamos Nova York", afirmou o ator. Além de Titanic, Garber já participou de filmes como "Milk", "Legalmente Loira" e recentemente de "Argo" (dirigido por Ben Aflleck).
 
Robbie Rogers (26 anos)
Jogador americano de futebol
 
 
O meia de campo que jogou pelo Leeds United e no Stevenage, da Inglaterra, revelou ser gay pela internet no dia 15 de fevereiro. Em texto publicado em seu site, ele assumiu a homossexualidade e a decisão de abandonar os campos. "Segredos podem causar tanto dano interno. Pessoas gostam de pregar sobre a honestidade, como se ela fosse clara e simples. Tente explicar para seus parentes depois de 25 anos que você é gay", desabafou. "Nos últimos 25 anos, tive medo. Medo de mostrar quem eu era. Medo que os julgamentos e rejeições me privassem dos meus sonhos”, escreveu. Após o apoio público de fãs, amigos e atletas, Roger acabou retornado ao futebol em maio de 2013, assinando com o Los Angeles Galaxy.
 
Clive Davis (81 anos)
Produtor musical
 
 
Respeitado por trabalhar com nomes como Bruce Springsteen, Whitney Houston e Aretha Franklin, o produtor Clive Davis afirmou ser bissexual em seu novo livro, "Soundtrack of my life", detalhando relacionamentos com homens e mulheres nas últimas duas décadas. No livro, contou sua relação com um homem "na era do Studio 54", popular casa noturna que existiu em Nova York entre os anos 70 e 80. "Numa noite, após absorver uma quantidade suficiente de álcool, estava aberto para responder suas propostas sexuais", contou. O empresário musical diz que se separou de sua segunda mulher em 1985 para ter relacionamentos simultâneos com duas mulheres e um homem. Nos anos 1990, conta que manteve um relacionamento monogâmico com um médico que durou até 2004.
 
Richards Wilson (76 anos)
Ator e diretor de teatro escocês
 
 
Foi para uma edição especial da revista Time Out que Richards Wilson assumiu ser homossexual. Listado na posição 80 dos gays mais influentes do Reino Unido, Wilson, que ficou conhecido pela sitcom One Foot in the Grave da BBC nos anos 1990, disse não se importar que os fãs saibam a verdade. “Eu não me importo em dizer que sou gay, porque sou. Mas eu não vivo em uma relação gay... embora eu ache o fato de não ter uma relação um pouco estranha. Às vezes eu acho que isso é apenas a maneira como acabei e isso não me preocupa particularmente. Outras vezes, sim, me preocupa. Mas às vezes, não”, disse.
 
Daniela Mercury (48 anos)
Cantora Brasileira
 
 
Foi por meio de fotos publicadas no seu Instagram que Daniela Mercury assumiu publicamente sua relação com a jornalista Malu Verçosa, no dia 03 de abril. "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", escreveu na rede. De lá para cá, as duas viraram pauta de inúmeros veículos de mídia, que aproveitaram a revelação para discutir temas como os direitos dos homossexuais, o preconceito e o casamento homoafetivo. Daniela e Malu se casaram no dia 12 de outubro e acabam de lançar um livro que relata os bastidores do relacionamento e da revelação pública.
 
Brittney Griner (23 anos)
Jogadora de basquete americana
 
 
Melhor marcadora da prestigiada liga WNBA, Griner assumiu ser lésbica em entrevista ao jornal “USA Today”. A atleta falou sobre como seus pais lideram com a notícia. “Eles não sabiam naquela época. Eu não tinha saído do armário completamente. Era tipo… Eu só não tinha dito isso. Meu pai e minha mãe sempre me disseram: ‘Seja quem você é.’ Na época, eles provavelmente não tinham certeza de como eu estava interpretando isso.”. Griner deu o mesmo recado aos fãs que recebeu dos pais, “simplesmente seja quem você é” e lembrou que o melhor é não se preocupar com que as outras pessoas possam estar pensando.
 
Jason Collins (35 anos)
Jogador americano de basquete
 
 
Pivô americano da NBA, Collins assumiu sua homossexualidade em um artigo publicado na revista Sports Illustrated, em março. Já na primeira frase, ele admitiu: "tenho 34 anos, sou negro e sou gay". Dessa forma, ele se tornou o primeiro jogador em atividade de uma liga americana de esportes coletivos a revelar que é gay. Entre as motivações, até o atentado com bombas na Maratona de Boston fez com que Collins se apressasse em fazer seu anúncio: "isso reforçou a noção de que não deveria esperar circunstâncias perfeitas. As coisas podem mudar em um instante, então por que não viver a verdade?", questionou.
 
Walcyr Carrasco (62 anos)
Autor brasileiro de novelas
 
 
Autor da novela “Amor à Vida”, atualmente exibida pela TV Globo, Walcyr Carrasco resolveu dizer que é bissexual numa entrevista publicada pela Playboy do mês de maio. "Eu sou bissexual e acho que todo mundo é", defendeu. Além de falar de sua sexualidade, Walcyr também aproveitou para anunciar os personagens gays de sua trama televisiva, como o vilão Felix, vivido por Mateus Salano, e o casal gay interpretado por Marcelo Antony e Thiago Fragoso. Além da novela, Walcyr também possui um livro infantil intitulado “Meus dois pais”, lançado em 2010, onde conta a história de um menino que descobre que o pai é gay e que possui um namorado.
 
Kevin Grayson (25 anos)
Jogador inglês de futebol americano
 
 
Uma das principais promessas da NFL, o jogador Grayson assumiu sua homossexualidade numa entrevista para a emissora CBS em setembro. Ele disse ter se inspirado em jogares gays que também assumiram, como Jason Collins e Robbie Rogers. Para quem chegou a ser casado com uma mulher, Grayson disse que já presenciou muitas piadas homofóbicas nos bastidores do esporte. “Há treinadores que são, eu acho, apenas ingênuos quanto ao fato de existirem gays no seu time”, cogitou. Após a divulgação, Grayson usou seu Twitter para agradecer o apoio da emissora e dos fãs que admiraram sua atitude.
 
Charice Pempengco (21 anos)
Atriz filipina
 
 
Mais conhecida por sua participação no seriado “Glee”, Charice Pempengco assumiu ser gay numa entrevista ao programa “The Buzz” da TV das Filipinas. “Sim, eu sou lésbica”, revelou após ser questionada sobre o assunto. "Eu tenho uma profunda gratidão pelos filipinos, porque eles são os únicos que sabem quem eu realmente sou. Eu não sei se isso será um problema, porque para mim, não há nenhum problema com isso. Mas eu gostaria de me desculpar com as pessoas que talvez não entendam a situação”, declarou Charice em seguida, em entrevista para a versão online da revista People.
 
Jessica Andrade (22 anos)
Lutadora Brasileira
 
 
Primeira lutadora brasileira de MMA a competir no UFC, Jessica “Bate Estaca” Andrade assumiu-se lésbica em junho para a revista Tatame. “Não tenho vergonha de me assumir sexualmente. É uma escolha que cada um faz para si. Eu acho que se as pessoas têm preconceito, cada um tem sua opinião de pensar. Eu sou feliz do jeito que sou”, afirmou. Coincidentemente, em sua primeira luta no UFC, em 27 de julho, Jessica enfrentou a primeira lutadora a sair do armário, Liz Carmouche. Isso marcou a primeira luta do UFC em que duas homossexuais assumidas se enfrentaram no UFC. Andrade perdeu por nocaute técnico no segundo round, mas seguiu contratada.
 
Raven-Symone (28 anos)
Atriz e cantora americana
 
 
Ela começou a carreira novinha, no seriado da Disney “Visões de Raven”. De lá pra cá, muitos rumores sobre sua sexualidade surgiram. Mas a atriz decidiu dizer que é, sim, lésbica, por meio do Twitter: "Eu finalmente posso me casar! Urrul, governo! Tão orgulhosa de você!”. A comemoração foi por causa da decisão da Suprema Corte, no começo de junho, que permitiu que o governo federal reconhecesse o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Raven nunca havia deixado claro que era lésbica. Tempos atrás, ela chegou a afastar os rumores com a seguinte declaração: “Minha orientação sexual é minha e quem precisa saber é a pessoa que está me namorando”.
 
Ben Whishaw (33 anos)
Ator inglês
 
 
Conhecido principalmente por seu personagem nerd e parceiro de James Bond no filme “007 Operação Skyfall”, a ator Bem Whishaw foi bem formal ao assumir sua homossexualidade publicamente. Seu agente enviou à imprensa americana um comunicado afirmando que o ator é gay e está casado. “Ben nunca escondeu sua sexualidade, mas como muito atores ele prefere não discutir sobre sua família ou sua vida fora do trabalho. Devido às especulações, eu posso confirmar que Ben e Mark se casaram no civil em agosto de 2012″, disse o representante do ator. Ben e Mark Bradshaw, um compositor australiano, se casaram na cidade de Sydney, na Austrália.
 
Anton Krasovsky (37 anos)
Apresentador russo
 
 
Querendo fazer uma declaração contra a repressão vivida por homossexuais na Rússia, o apresentador Anton Krasovsky resolveu revelar ser gay ao vivo no canal KontrTV. "Eu sou gay e sou uma pessoa como você, minha querida audiência, como o presidente Putin, como o primeiro-ministro Medvedev e como os deputados da nossa Duma", disse. O vídeo de sua revelação acabou sendo retirado do site da TV e do YouTube. Em entrevista à CNN, ele afirmou ter sido demitido na mesma noite em que fez a declaração. Krasovsky era o editor-chefe do canal e acabou desempregado.
 
Wentworth Miller (41 anos)
Ator e roteirista britânico
 
 
O astro da série "Prison Break" revelou ser gay numa carta que escreveu para rejeitar o convite feito pelo Festival Internacional de Cinema de São Petesburgo, onde seria homenageado. "Como alguém que já visitou a Rússia no passado e que pode dizer que tem ascendência russa, ficaria até feliz em dizer 'sim'. No entanto, como um homem gay, eu preciso recusar", escreveu, fazendo um claro protesto contra o aumento da repressão russa aos homossexuais do país. "A situação não é de maneira alguma aceitável, e eu não posso, em sã consciência, participar de uma celebração num país em que pessoas como eu estão tendo seus direitos básicos negados.", declarou.
 
Troye Sivan (18 anos)
Ator australiano
 
 
Mais conhecido após interpretar o personagem Wolverine quando criança em "X-Men Origens: Wolverine", Troyw Sivan assumiu sua homossexualidade por meio de um vídeo publicado no dia 07 de agosto em seu canal no youtube. Na gravação, de cerca de oito minutos, o ator revela que contou para a família que era gay em 2010. "Hoje eu quero que vocês saibam que eu sou gay. É meio estranho falar sobre isso na internet, mas eu sinto que muitos de vocês são reais e genuínos amigos meus. Eu compartilho tudo na internet", afirmou ele, que disse que não se sente envergonhado. "Ainda sou o mesmo."
 
Casey Dellacqua (28 anos)
Tenista australiana
 
 
No início de agosto, assim que a companheira Amanda deu a luz ao primeiro filho do casal, a tenista Casey Dellacqua resolveu assumir publicamente que é lésbica. “Eu sempre tive uma paixão pelo tênis, mas não é tudo para mim. É um esporte de elite, mas há muito mais na vida e, para mim, a vida é a família , então eu vou tentar fazê-la funcionar”, disse a tenista. Não há mais informações sobre há quanto tempo o casal estava junto. Casey tem 28 anos e atualmente é a número 181 no ranking.
 
Darren Young (34 anos)
Lutador norte americano de wrestling
 
 
Atleta do WWE, luta-livre armada que no Brasil ficou conhecida como Telecatch, Frederick "Fred" Rosser (ou Darren Young, como usa durante as lutas) assumiu sua homossexualidade no dia 14 de fevereiro para a imprensa. O atleta revelou que namorava há dois anos um homem chamado Nick, com quem vive na Flórida. “Eu estou apaixonado”, comentou. Young afirmou que o rapaz foi o grande motivador para que ele revelasse o segredo. Após a revelação, o lutador disse ao TMZ que estava recebendo muitos telefonemas de apoio, incluindo o de Jason Collins, primeiro jogador de basquete norte americano da lida a assumir sua homossexualidade.
 
Jasmine Jordan (20 anos)
Americana, filha de Michael Jordam
 
 
Jasmine assumiu ser lésbica por meio das redes sociais. No fim de agosto, a filha única do ídolo Jordan (ele tem mais dois meninos, Jeffrey e Marcus), publicou uma série de fotos com uma estrela do basquete da Universidade de Siracusa, Carmen Tyson-Thomas, em que apareciam muito 'íntimas'. Logo depois das especulações, Jasmine escreveu em seu Twitter: " Se o amor, confiança, honestidade, respeito, lealdade, compromisso, felicidade genuína e outras características ou aspectos que eu quero num relacionamento são definidos por um gênero, então, e só então, discutirei a minha orientação sexual".
 
Blake Mclver Ewing (28 anos)
Ator americano
 
 
Conhecido ainda criança, na década de 90, quando interpretava o esnobe Waldo do filme “Os Batutinhas”, o ator Blake Mclver assumiu sua homossexualidade publicamente no mês de outubro. “Quando eu tinha 14 anos, cheguei muito perto de me tornar mais um dos adolescentes gays que cometem suicídio, mas me dediquei à música, ao meu piano, meus entes queridos, e descobri que tudo melhora“, relatou no descritivo do vídeo feito para a campanha “It Gets Better”. Atualmente, ele é comentarista do programa online “The People’s Couch?”, onde fala sobre programas de televisão e música ao lado de Scott Nevins, também gay.
 
Maria Zilda Bethlem (62 anos)
Atriz Brasileira
 
 
Sempre discreta sobre sua vida pessoal, Maria Zilda Bethlem resolveu assumir seu relacionamento com a arquiteta e cenógrafa Ana Kalil. A atriz trocou seu status no Facebook para "casada" no início de novembro, recebendo diversas felicitações sobre a união, que teria acontecido em Nova York. “É verdade. Estamos casadas e muito felizes”, confirmou Ana para a imprensa em seguida. As duas estão juntas desde 2008, mas só agora resolveram tornar o relacionamento público. Antes de Ana, a atriz já foi casada duas vezes, uma delas com o diretor Roberto Thalma, com quem teve dois filhos. Ela também é avó de uma menina de 11 anos.
 
Bob Harper (48 anos)
Personal Trainer norte americano
 
 
Treinador do reality show ‘The Biggest Loser’, Bob Haper assumiu sua homossexualidade durante o sétimo episódio do programa no dia 26 de novembro. Seu objetivo era incentivar um dos concorrentes do program aqueu tinha dificuldade de falar sobre sua sexualidade com o pai. “Eu sou gay. Sabia há muito tempo que era gay. Assumi pros mesu pais aos 17 anos de idade. Ser gay não significa ser fraco. Não quer dizer que seja menos, apenas é quem sou”, contou. Mais tarde, Bob afirmou que nunca havia falado sobre a sua sexualidade no programa, mas que achou necessário fazê-lo para mostrar ao concorrente que “ele não tem que viver com vergonha”.
 
Maulik Pancholy (39 anos)
Ator e dublador americano
 
 
Interprete do personagem Jonathan na série 30 Rock, Maulik Pancholy assumiu sua homossexualidade na revista Out. Ele aproveitou para confirmar a notícia assim que a revista o identificou como o 19º lugar na lista das 100 celebridades homossexuais mais influentes do ano. Aproveitou também para confirmar seu longo relacionamento homoafetivo. “ Acabei de celebrar o nono aniversário de namoro com meu parceiro. Parece ser um ótimo momento para celebrar algo assim” revelou.
 
MIke Michaud (56 anos)
Congressista americano
 
 
Em nota publicada no Bangor Daily News e no Portland Press Herald, o então candidato democrata ao governo do Estado do Maine, Mlke Michaud, atacou frontalmente as insinuações da concorrência sobre sua vida privada. Ele resolveu colocar fim às especulações sobre sua sexualidade e saiu do armário em uma declaração franca e direta. "As pessoas ficam perguntando se eu sou gay. Deixem-me evitar todo o aborrecimento com uma resposta simples e honesta: sim, eu sou. Mas por que isso interessa?", revelou.
 
Maria Bello (46 anos)
Atriz americana
 
 
Já indicada a dois Globos de Ouro, a atriz Maria Bello revelou um relacionamento lésbico em artigo publicado no jornal "New York Times" do dia 29 de novembro. No texto, ela descreveu como acabou revelando ao filho de 12 anos que estava envolvida por outra mulher. Diante das perguntas insistentes do jovem Jackson, ela admitiu: "Há muitas coisas que eu não conto a você. Assuntos de adultos, coisas românticas". Em seguida, listou seus namoros com homens, incluindo a história com o pai do garoto, até chegar ao namoro com uma de suas melhores amigas, tida quase como uma madrinha pelo menino.
 

Tom Daley (19 anos)
Atleta britânico
 
 
Foi por meio de um vídeo publicado em seu canal no YouTube, no dia 02 de dezembro, que o medalhista do salto ornamental Tom Daley assumiu seu namoro com outro homem. "É claro que ainda gosto de meninas, mas estou namorando um cara e não poderia estar mais feliz", revelou. Tom também disse possuir o apoio da família e dos amigos mais próximos e ainda relembrou uma confortante frase dita por seu pai, que morreu vítima de câncer em 2011, quando lhe disse: "se você estiver feliz, eu também estarei". A decisão de "sair do armário" foi tomada após um veículo de imprensa ter interpretado de forma errada algo que ele falou. Ele não revelou qual.
 
Ainda dá tempo!

 
Seja em 2013 ou no ano novo, seja você famoso ou pessoa fora da mídia, sempre é tempo de encarar a vida com mais sinceridade e parar de fingir ser quem você não é. Embora muitos tenham medo das perdas que a verdade possa representar, temos certeza que os ganhos serão infinitamente maiores. Então aproveite o exemplo dos nossos homenageados e faça você também a sua trajetória real.
 
E caso a gente tenha esquecido alguém importante nesta lista, pedimos que nos informe nos comentários. Atualizaremos com o maior prazer. Boas festas e obrigado!
 
Listas Anteriores