sábado, 18 de maio de 2013

Aprovação de casamento gay 'constrange' Congresso, diz Jean Wyllys


Visto no Terra 

Deputado afirma que Parlamento é 'omisso' por deixar de votar o tema, e diz que há um 'descompasso' entre o povo e os congressistas

A aprovação de uma medida do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que permite, a partir desta quinta-feira, o casamento civil entre homossexuais no País é uma importante conquista na luta pela igualdade de direitos, mas mostra que o Congresso Nacional é "omisso" sobre o assunto. A opinião é do deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), que comemorou a decisão - mas avalia que ela causa constrangimento ao Poder Legislativo. "Isso constrange o Congresso Nacional, mostra que há um descompasso entre a sociedade e aqueles que se alvoram lá para representar a sociedade. Eles dizem que são os representantes do povo, mas a verdade é que o povo está se transformando, e eles estão aqui defendendo uma sociedade que não existe", afirmou o deputado.

O CNJ aprovou, por 14 votos a um, uma resolução que obriga todos os cartórios do Brasil a celebrarem o casamento civil a pessoas do mesmo sexo da mesma forma como é celebrado a casais heterossexuais. A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico na quarta-feira, mas é válida a partir desta quinta-feira. Ela não legaliza o casamento gay no País, já que, para isso, o assunto deveria passar por votação como lei no Parlamento. Para Jean Wyllys, "o Congresso Nacional não legisla". "E não vai fazer isso (votar uma emenda constitucional que legalize o casamento homossexual) porque, embora os fundamentalistas religiosos não sejam maioria, os conservadores são quase maioria", disse ele.  
 
"As famílias estão sendo transformadas, estão muito diferentes umas das outras. A sociedade tolera, aceita e entende a necessidade de se dar o direito ao casamento civil aos homossexuais. E estão aqui esses deputados defendendo outro pensamento que não corresponde a essa transformação", afirmou o parlamentar. "Ao contrário de outros deputados que foram dizer que o Judiciário está legislando, eu louvo. Eu digo: que bom que o Judiciário está legislando nessas matérias, porque se não fosse o Judiciário, a população LGBT, os casais homoafetivos não teriam esses direitos materiais, que são direitos básicos, direitos civis. Não tem nada a ver com dogma, com sacramento", disse ele. 
 
"Sou contra o casamento gay, mas não sou homofóbico"

O deputado Jean Wyllys fez críticas a um discurso que é comum entre pessoas contrárias ao casamento entre homossexuais que também negam praticar homofobia. "A maior parte das pessoas não entende - ou por burrice, ou por má-fé - que existe uma coisa chamada homofobia social e uma coisa chamada homofobia letal. E a homofobia social está ligada à homofobia letal", afirmou ele. "A homofobia social se expressa, por exemplo, quando alguém diz que é contra o casamento civil igualitário, contra o casamento gay. (...) Se a pessoa é contra o casamento gay, ora, que não case com um gay! Mas o casamento gay não tira o direito dela em hipótese alguma", disse.

Para Jean Wyllys, se opor ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e negar ser homofóbico é semelhante a negar outros tipos de preconceito. "É racista, mas não é racista. 'Eu não quero negros namorando com minha filha branca, mas eu não sou racista. Tenho até um amigo que é racista, mas meu motorista é até preto.' É essa a questão. 'Eu não sou machista, mas minha mulher não sai com as amigas. Mas eu não sou machista. Eu não bato em mulher, eu não sou machista.' É burrice." 
 
O deputado também criticou o uso de argumentos religiosos para contrariar o direito ao casamento civil aos gays. "Desde que o Estado foi separado da Igreja, a Igreja não pode usar os seus dogmas para influir nas políticas de Estado. (...) Se casamento fosse pra sempre, nós não teríamos conquistado o divórcio, não haveria as famílias 'mosaico', que são aquelas famílias amplas em que os casais se separam, casam de novo, têm novos filhos, e os seus filhos novos são irmãos dos filhos antigos e formam uma grande família. Não teria família de casais sem filhos, que não querem ter filhos." 
 
Casamento gay tem "efeito poderoso" em luta por direitos

O principal avanço na luta por igualdade de direitos a homossexuais, na opinião de Jean Wyllys, é a conquista do casamento civil. Para ele, a legalização do matrimônio a pessoas do mesmo sexo "materializa essa igualdade proclamada na Constituição. Ele tem um efeito simbólico de reconhecimento jurídico dos direitos homossexuais, da dignidade homossexual. (...) A gente diz, com todas as letras, que sim, os cidadãos são, de fato, iguais. Porque atualmente não são", afirmou.

Ainda há dezenas de direitos que são negados aos homossexuais, segundo o deputado - mas quase todos estão ligados à permissão do casamento. "Vêm todos os direitos ligados à família, muda-se o estatuto da família e a gente vai poder adotar filhos", disse Jean Wyllis. "Tem um efeito de médio e longo prazo sobre a homofobia social. As novas gerações vão crescer sabendo que não há distinção entre as pessoas por causa da orientação sexual delas, que elas são igualmente tratadas pelo Estado", afirmou. 
 
Segundo o deputado, "esse é o efeito poderoso do casamento". "Ele tem um efeito muito mais impactante do que a criminalização da homofobia. A criminalização é tão somente o direito penal voltado para o crime duro. Mas o crime duro que acontece, a lesão corporal e o assassinato, ele só existe porque há um caldeirão anterior, há um sistema anterior. A homofobia é um sistema, e esse sistema só pode ser desconstruído com a conquista do direito ao casamento."

Hoje (e sempre) é Dia de Combate à Homofobia!!!

François Hollande promulga lei do casamento gay na França


 
Publicado pelo Uol
 
A França se tornou, neste sábado (18), o 14º país no mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois que o presidente do país, o socialista François Hollande, promulgou a lei aprovada nesta sexta pelo Conselho Constitucional francês.
 
A lei havia sido aprovada pela Câmara legislativa no final de abril, após meses de debate. A oposição conservadora ainda lutava pela revogação da lei, que também legaliza a adoção de filhos por casais homossexuais, ação que foi impedida com a aprovação do conselho.
 
Casamento gay no mundo
 
Permitido atualmente em 13 países, o casamento gay foi aprovado primeiro na Holanda e depois adotado por Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Argentina e Dinamarca e, recentemente, Uruguai e Nova Zelândia.
 
 
 
No Brasil, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu em 2011 a união estável entre casais homossexuais. No Estado de São Paulo, desde março deste ano cartórios deixaram de exigir autorização judicial para oficializar uniões civis homossexuais, medida seguida pelo Rio de Janeiro neste mês. Em maio, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) publicou resolução obrigando os cartórios de todo o país a celebrarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
 
De acordo com a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transsexuais), Bahia, Alagoas, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe e Ceará e Distrito Federal têm normativas similares.
 
Nos Estados Unidos --com Barack Obama como o primeiro presidente a declarar publicamente seu apoio à legalização do casamento gay--, dez Estados já reconhecem a união gay. A Suprema Corte americana se reuniu em março para discutir mudanças nos direitos dos homossexuais, mas a decisão foi adiada para junho. (Com AFP)
 
 

Ambiente familiar é o local onde homossexuais mais sofrem agressões


 
Publicado pela EBC
 
O local em que os homossexuais mais sofreram agressões, no estado do Rio, em 2012, foi o ambiente familiar, apontam dados preliminares de um levantamento divulgados nesta sexta (17) pelo Programa Rio sem Homofobia. Do total de denúncias registradas nos quatro centros de referência no estado e pelo número 0800-234567, 22% foram praticados pelos próprios amigos e parentes, dentro das casas das vítimas.
 
"É assustador você ter o ambiente familiar como o principal local de violência contra homossexuais. Dá a noção de quanto é séria a situação de vulnerabilidade em que vivem. Em casa, com seus pais, irmãos e parentes, é que eles sofrem a maior parte da violência verbal e física", avaliou Cláudio Nascimento, coordenador do Programa Rio sem Homofobia.
 
O segundo lugar onde a violência é mais frequente é a rua (18%), o que agrava o problema, na visão do coordenador: "Na prática, o direito de ir e vir dos homossexuais está sendo cassado. Se não é surpreendente, é entristecedor. A gente vem debatendo a questão dos direitos humanos, mas nosso país ainda está patinando". O ambiente de trabalho e a escola também estão entre os principais áreas em que há a prática da homofobia.
 
A pesquisa completa será divulgada na semana que vem, mas os dados foram antecipados hoje, Dia Internacional contra a Homofobia, data considerada histórica porque, há exatos 20 anos, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças psiquiátricas.
 
No Brasil, o Conselho Federal de Medicina teve a mesma iniciativa em 1985. "O dia de hoje precisa trazer para a sociedade uma reflexão. A religião tem o direito de ter seus dogmas, mas suas doutrinas não podem ser impostas a toda a sociedade. A homossexualidade era considerada doença por questões ideológicas e religiosas. A ciência era usada como escudo".
 
Com base na pesquisa, Cláudio Nascimento antecipa que 38% das denúncias registradas foram motivadas por agressões verbais e 22% por agressões físicas. "Juntos, os casos somam 60% e mostram a situação vexatória a que os homossexuais estão expostos, sendo vítimas de piadas, xingamentos, agressões e todo tipo de humilhações. Isso gera um ambiente hostil". As agressões físicas mencionadas por Cláudio não incluem assassinatos e casos de abuso sexual.
 
A maior parte das agressões foi registrada na cidade do Rio, mas o coordenador acredita que há subnotificação maior nas outras cidades. "O estudo é que vai apontar mais claramente isso, mas o que a gente pode dizer é que, nas regiões com menor índice de desenvolvimento humano, a violência é maior".
 
O coordenador do projeto argumenta que o quadro piora pela sensação de impunidade: "É urgente que seja aprovada a Lei da Homofobia, para que seja reconhecido como crime de ódio, como é o racismo, que é inafiançável. Há no imaginário dos setores homofóbicos a expectativa da impunidade ou de punições brandas, que muitas vezes são apenas o pagamento de cestas básicas".
 
Para aumentar o acesso dos homossexuais às formas de denunciar os crimes, o Programa Rio sem Homofobia aumentará o número de centros de referência, com a inauguração de mais quatro neste ano. O primeiro deles será aberto em junho, em Nova Iguaçu, para reforçar o combate ao preconceito na Baixada Fluminense, que hoje conta com um centro em Duque de Caxias.
 
São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do estado, também foi confirmada como local de um novo centro e os outros dois estão em estudo. Atualmente, o Rio sem Homofobia tem centros de referência na capital, em Niterói, em Duque de Caxias e em Nova Friburgo. A meta é ter 14 centros até o fim do ano que vem.
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Primeiro a conseguir casamento gay no Brasil comemora decisão do CNJ


 
Por Márcio Rodrigues para o G1 

O primeiro casal homossexual do país a conseguir converter a união estável em casamento comemorou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que terça-feira (14) aprovou, por maioria de votos (14 a 1), uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento. Antes da decisão, os pedidos eram rejeitados pelos cartórios em alguns casos. A decisão do CNJ poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi trocaram alianças em um cartório de Jacareí, no interior de São Paulo, em 27 de junho de 2011. Segundo André, a decisão coroa uma luta de muitos anos do movimento nacional LGBT e é um reflexo da mudança de pensamento da sociedade.

 "O Sérgio e eu estamos mutio felizes. Nós tivermos a alegria de ser o primeiro casal a conseguir, mas o nosso casamento foi fruto da luta de muitos militantes nos últimos anos. Nós estamos acompanhando as sentenças e regulamentações em várias cidades e estados. Somando as decisões, mais da metade do país já autoriza o casamento gay, e era questão de tempo que chegássemos nesse momento que em todo o Brasil seria obrigatório autorizar o casamento", disse Luiz André, por telefone, ao G1.

Ainda segundo o comerciante, as políticas públicas implantadas em âmbito nacional têm fortalecido o movimento no país, mas ainda existe muito preconceito. "Quase todos os dias no Brasil uma pessoa LGBT é assassinada por conta do preconceito e homofobia, mas por outro lado existe uma militância que luta pelo reconhecimento dos direitos e da cidadania dos homossexuais", afirmou.

Para André, o próximo passo é a aprovação do PLC 122 [Projeto de Lei na Câmara], que iguala a homofobia ao crime de racismo, mas ele acredita que existe muita dificuldade nesse caso. "Não avança no Congresso Nacional por conta da força da bancada fundamentalista, que reúne segmentos religiosos e que são conservadores fundamentalistas. Aí, um grande retrocesso que a gente viu foi a tomada da Comissão de Direitos Humanos e Minorias por esse grupo, prejudicando o avanço das discussões pela cidadania e direitos dos homossexuais", lamentou.

Decisão do CNJ

 Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta, Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva. Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. "A recusa implicará imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis."

 A decisão do CNJ valerá a partir da publicação no "Diário de Justiça Eletrônico", o que ainda não tem data para acontecer. Reportagem publicada pelo G1 nesta terça mostrou que, no último ano, pelo menos 1.277 casais do mesmo sexo registraram suas uniões nos principais cartórios de 13 capitais, segundo levantamento preliminar da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).

Atualmente, para concretizar a união estável, o casal homossexual precisa seguir os trâmites em cartório. Até agora, para o casamento, eles pediam conversão da união estável em casamento e isso ficava a critério de cada cartório, que podia ou não conceder.

Agora, a conversão passa a ser obrigatória e efetivada por meio de ato administrativo, dentro do próprio cartório. O cartório, embora órgão extrajudicial, é subordinado ao TJ do estado. O casamento civil de homossexuais também está em discussão no Congresso Nacional.

Inicialmente, o conselho discutiu apenas a conversão, mas, posteriormente, a assessoria do CNJ distribuiu o documento da proposta que mostra que é "vedado" aos cartórios recusarem a "habilitação, celebração de casamento civil ou conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo".

Recurso

 A decisão pode ser questionada no STF. Se isso ocorrer, o questionamento poderá ser feito por meio de um mandado de segurança, tipo de ação que é feita para questionar ato do poder público. O processo seria distribuído para algum ministro relatar, e o interessado poderia solicitar suspensão da resolução por meio de liminar (decisão provisória). Nesse caso, o relator decidiria entre suspender provisoriamente ou levar direto para discussão no plenário.

Regra que obriga cartórios a fazer casamento gay vale a partir do dia 16


 
Por Mariana Oliveira para o G1
 
A nova resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento foi divulgada na edição desta quarta-feira (15) do "Diário de Justiça Eletrônico" (veja aqui). A regra só será considerada publicada nesta quinta-feira (16), quando começará a valer para todo o país.
 
Pela decisão do CNJ, os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. A regra ainda poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta, Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva.
 
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. A recusa em concretizar o casamento, diz o texto, "implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis".
 
Reportagem publicada pelo G1 nesta terça mostrou que, no último ano, pelo menos 1.277 casais do mesmo sexo registraram suas uniões nos principais cartórios de 13 capitais, segundo levantamento preliminar da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).
 
 Atualmente, para concretizar a união estável, o casal homossexual precisa seguir os trâmites em cartório. Até agora, para o casamento, eles pediam conversão da união estável em casamento e isso ficava a critério de cada cartório, que podia ou não conceder.
 
O casamento civil de homossexuais também está em discussão no Congresso Nacional. Para Joaquim Barbosa, seria um contrassenso esperar o Congresso analisar o tema para se dar efetividade à decisão do STF.
 
"Vamos exigir aprovação de nova lei pelo Congresso Nacional para dar eficácia à decisão que se tomou no Supremo? É um contrassenso."
 
De acordo com Barbosa, a discussão sobre igualdade foi o "cerne" do debate no Supremo. "O conselho está removendo obstáculos administrativos à efetivação de decisão tomada pelo Supremo e que é vinculante [deve ser seguida pelas instâncias inferiores]."

MTV terá dia inteiro de programação contra a homofobia


 
Visto no site da MTV Brasil
 
No próximo dia 17/5, sexta-feira (amanhã), a MTV Brasil muda toda sua programação para celebrar o Dia Internacional Contra a Homofobia e bradar um sonoro #homofobiaNÃO!
 
A programação especial conta com série de promos, drops do MTV1, faixas especiais de clipes, cobertura do site e programas ao vivo.
 
Às 18h, começa o Especial MTV #homofobiaNÃO apresentado por Chay Suede, Juliano Enrico, Didi, Gaia, Titi e Chuck. O programa terá música ao vivo na rua, artistas convidados e todos os VJs que se engajaram na causa.
 
A audiência não fica de fora. Ela participa dos shows que acontecerão na porta da emissora, conta suas histórias por email e telefone, e ainda participa de um grande 'Beijaço', que acontecerá na nossa calçada. Quem não for de São Paulo também pode participar instagramando seu beijo com a hashtag #BeijaçoMTV!
 
A partir das 20h, o programa dá espaço para um debate, mediado pelo VJ Didi Effe, em que o cartunista Laerte, o No próximo dia 17/5, sexta-feira, a MTV muda toda a programação para celebrar o dia internacional contra a homofobia e  bradar um sonoro #homofobiaNÃO!
 
Às 21 horas, será exibido o documentário 'VOZ MTV - HOMOFOBIA NÃO', produzido pela própria MTV Brasil, com diversos depoimentos e participação do historiador João Silvério Trevisan.
 
Serão 3 horas, ao vivo, de muita música e informação.
 
Vamos todos nos divertir, ajudar a acabar com a Homofobia e também nos informar!
 
PARTICIPE

Se você já foi vítima da homofobia, física ou moralmente, ou conheça alguém que já tenha passado por isso, conte pra gente. Envie sua história para o emailhomofobianao@mtv.com.br. Mande também seu número de telefone pra gente fazer contato. Você poderá participar ao vivo de nossa programação!
 
Também chame sua galera, seu coletivo, grupo organizado, e venha à porta da MTV para participar dessa com a gente!

Ficamos na Av. Prof. Alfonso Bovero, 52 - Sumaré - SP (Linha verde do metrô).
 
Contato: casting@mtvbrasil.com.br ou (11) 3871-7112

Após agressão de homofóbicos, grupo cria projeto 'Homens de Salto'


 
Por Cassiane Seghatti para o G1
 
Um grupo de homossexuais de Cascavel, no oeste do Paraná, criou um projeto chamado “Homens de Salto”. A iniciativa fotografa homens em trajes masculinos, usando sapatos de salto alto em locais públicos. As imagens devem fazer parte de uma exposição, de 7 a 28 de junho, na sala Verde da Biblioteca Pública e secretaria de Cultura da cidade.
A ideia surgiu após Maisson Dyeimes Portes, de 19 anos, sofrer dois ataques homofóbicos em um terminal de ônibus da cidade. As agressões, de acordo com o jovem, partiram de dois rapazes. Os fatos aconteceram em um intervalo de uma semana.
 
Ao G1, o idealizador do projeto e que também fotografa os jovens, Jeferson Kaibers, contou que a ideia de fazer a exposição com fotos de homens usando salto em lugares públicos da cidade partiu, justamente, pelas agressões terem ocorrido em um lugar de movimento. “É uma forma de mostrar que os espaços públicos são um espaço de direito de qualquer pessoa que queira usar e expressar como quiser. É direito porque todos somos cidadãos e todos nós pagamos impostos”, assegurou.
Kaibers revela que o grupo fez uma pesquisa e descobriu que os sapatos de salto eram usados inicialmente por homens e que, em 1630, as mulheres começaram a usar também. “Diante dessa pesquisa histórica a gente foi percebendo que o salto era um elemento primordialmente masculino”, complementou.
Jeferson Kaibers disse que muitos homens já começaram a enviar as fotos tiradas em lugares públicos, inclusive, pessoas de outros lugares do país. Contudo, apesar de o objetivo ser de levar o projeto por todo o Brasil, a exposição será apenas de fotos tiradas em Cascavel. “Vamos fazer uma discussão com relação ao preconceito. Do fato de a gente, muitas vezes, não perceber que as diversas culturas precisam ser respeitadas. Existem diversas pessoas que pensam de diversas formas e tem diversos gostos, e esses gostos precisam ser respeitados”, garantiu.
 
 
Usando sapatos com salto alto desde outubro de 2012, Maisson garante que não teve dificuldades para se equilibrar nas primeiras tentativas. “Eu comprei um simplesinho só para eu treinar. Coloquei e já andei normal. Eu acho que já nasci diva”, brincou.
 
Segundo ele, a primeira vez que ousou em sair com um sapato de salto foi para ir ao trabalho e garantiu que muitas pessoas olharam, mas não houve rejeição. “Mas o primeiro estouro, mesmo, foi quando eu fui a um casamento. Foi muito diferente, foi algo que eles [familiares] não esperavam. Foi quando eu mais me assumi para os parentes, familiares. (...) Eu sabia que iam olhar, iam criticar, mas não liguei porque eu estava gostando”, disse.
Maisson também brincou que é o mais difícil é encontrar sapatos no número 40, tamanho que usa. Quanto ao atendimento das vendedouras de calçados, garante que é “normal”. “Elas até acham estranho, mas atendem muito bem”, comentou.
 
 

Ao G1, ele disse que sempre gostou de usar sapatos com salto alto que é dá uma sensação de “poder”. “Quando você está em cima de um salto a autoestima, pelo menos para mim, vai lá em cima”, acrescentou. Ele garante que não recebe o apoio dos pais, mas que eles o respeitam. “Nenhuma mãe quer, né?”, argumenta.
 
Henquique Gonçalves de Assis não usa sapatos com salto no dia a dia. No entanto, segundo ele, abraçou a causa para tentar acabar com o preconceito. “As pessoas, nessas questões, têm uma mente muito primitiva. São acostumadas, desde criança, que azul é para meninos e rosa para meninas. Tem que largar um pouco dos estereótipos, ser mais mente aberta, conviver mais com todas as questões”, contou.
Apesar de usar o salto apenas para fotografar, ele garante que é “confortável e seguro”. “Você fica mais alto, fica mais poderoso. Dá para saber como uma mulher também se sente de salto”.