sábado, 19 de janeiro de 2013

Artigo: Por que a obsessão com o que gays fazem entre quatro paredes?



Publicado pela Folha
Por Nick Kohen, do "Observer"
Tradução: Rodrigo Leite

As discussões sobre a emancipação homossexual nos ensinam, na pior das hipóteses, que o pênis ocupa um lugar elevado no imaginário conservador. Como a torre negra de Mordor, ele paira sobre todo o resto: preenche a mente e tapa a luz. Quem tenta fingir o contrário sempre tropeça nos próprios pés chatos.
 
Não é verdade que a gente "só pense em sexo", protestou a jornalista católica Melanie McDonagh na revista "Spectator". Sem corar, ela então se pôs a demonstrar que conseguia pensar em poucas outras coisas. A sociedade deveria tolerar homens e mulheres cuja atração por seu próprio sexo não seja expressa em relações sexuais, explicou ela, ao iniciar sua discussão sobre os perus dos vigários. Então, se um vigário usa o seu pênis para fazer sexo "sem um propósito procriador", ele deve ser colocado para fora da Igreja Católica.
 
 
O marechal britânico Bernard Montgomery tinha "relações
apaixonadas, mas não consumadas, com rapazes"
 
A obsessão pública de McDonagh com aquilo que as pessoas educadas antigamente chamavam de "partes íntimas" não seria tão importante se não fosse partilhada por todas as religiões e por muitos na imprensa conservadora e no partido Tory [conservador].
 
A Igreja Anglicana é bem mais liberal que o judaísmo ortodoxo, o catolicismo e todas as versões do islamismo. Mesmo assim, ela crê numa versão modificada do credo de McDonagh. Um vigário pode estabelecer uma união civil, admitiu a Igreja Anglicana neste mês. Mas, se desejar que seus superiores o elevem a bispo, ele deve submeter sua vida sexual a um interrogatório. Só será promovido se puder declarar que se abstém do sexo.
 
Essas são perguntas que constrangem mais o interrogador do que o interrogado. Imagine se você fosse atrás de um emprego e o entrevistador dissesse que você é ideal para o cargo, mas que, para poderem contratá-lo, você precisaria dizer com quem fez sexo e quando foi a última vez que o ato sujo ocorreu. Por que alguém que não seja um voyeur iria perguntar uma coisa dessas?
 
Aliás, diante da comoção com o casamento gay, quem gostaria insistir que os gays e lésbicas devem ser os únicos grupos que não podem gozar de plenos direitos civis?
 
A resposta sedutora, que tem atraído autores homo e heterossexuais, foi resumida na explicação que uma paciente do psicanalista Stephen Grosz deu para a desaprovação do seu pai ao relacionamento dela: "Quanto maior a fachada, maior a traseira".
 
Ela havia descoberto que seu pai secretamente mantinha o mesmo tipo de relacionamento que ele havia condenado no caso dela por ser mantido abertamente. Ele estava escondendo sua culpa atrás da sua raiva.
 
Muitos homofóbicos que escancaram seu desgosto com as "práticas antinaturais" imitam aquele senhor. Em 1965, o primeiro visconde Montgomery de Alamein tentou impedir a revogação das sanções penais aos homossexuais, bradando que, ao permitir o sexo gay, "poder-se-ia igualmente tolerar o diabo e todas as suas obras". Como era de se esperar, Nigel Hamilton, seu biógrafo, revelou que o marechal Monty, que comandou as tropas britânicas durante a Segunda Guerra, tinha relações apaixonadas, mas não consumadas, com rapazes.
 
Nos EUA, o caminho que vai do púlpito à sauna gay já foi tão pisado por pregadores evangélicos que surpreende ainda haver uma folha de grama sobre ele. Diante de mais um escândalo, um cansado Christopher Hitchens escreveu: "Sempre que escuto algum falastrão de Washington ou do coração cristão do país martelando os males da sodomia, mentalmente anoto seu nome no meu caderno e satisfeito acerto meu relógio. Mais cedo do que tarde, ele será descoberto sobre seus cansados e desgastados joelhos em alguma latrina ou motel vagabundo".
 
VOCÊ QUE É
 
Sei que é perigoso generalizar num tema tão vasto e complicado quanto a sexualidade humana, mas aprendi, na minha vida admitidamente protegida, que os homens que são, como eles dizem, "seguros" da sua heterossexualidade têm pouco interesse naquilo que seus amigos homossexuais fazem na cama, e que nossa indiferença é recíproca.
 
Sempre que ouvimos conservadores anunciarem que a igualdade para os gays "abala o casamento", pensamos: nossos casamentos podem resistir a isso, o que há de tão errado com o de vocês?
 
Como no caso dos antissemitas, com suas fantasias sobre um poder secreto dos judeus, há uma ponta de inveja na voz de muitos dos que condenam os direitos dos gays. O "Journal of Personality and Social Psychology" confirmou essas suspeitas ao publicar pesquisas com estudantes que se diziam heterossexuais.
 
Os pesquisadores mensuraram a distância entre o que os estudantes diziam e como eles reagiam a imagens de casais gays e pornografia gay. Os que se ficavam mais atraídos tinham mais propensão a demonstrar intenso medo dos homossexuais.
 
Mas "vão se catar, vocês são gays" não é uma resposta adequada ao preconceito, por mais verdade que isso possa ser em casos individuais. Isso é cair na falácia de todas as discussões: "tu coque" ["você que é"]. Se um orador diz que "homicídio é errado", e um espectador diz "mas você é um homicida", ele provou que o orador é um hipócrita, mas não que o homicídio é correto.
 
Da mesma forma, mostrar que muitos conservadores nutrem desejos por aqueles a quem condenam não elimina o estigma da homossexualidade. Nem altera as opiniões dos homofóbicos que não são enrustidos.
 
Michael McManus descreve uma cena de arrepiar em "Tory Pride and Prejudice" ["orgulho e preconceito tory"], seu estudo histórico da longa luta dos conservadores liberais para mudar a mentalidade do seu partido. Jerry Hayes, um exuberante parlamentar do "baixo clero" conservador, chega a um bar na Câmara dos Comuns, em 1986. O Departamento de Saúde havia decidido que a única forma de lidar com a nova ameaça da Aids seria falar ao público da forma sexualmente mais explícita. Mas ser franco com o eleitorado também significava que algum infeliz precisaria ser franco com a dona Margaret Thatcher.
 
Ele encontra Willie Whitelaw com aspecto cansando e entornando um whisky sem gelo. "O que há de errado?", pergunta. "Eu precisei explicar a Margaret sobre sexo anal", é a resposta.
 
Ninguém disse que Margaret Thatcher reprimia um lado lésbico. Mas, em seus dias mais sufocantes, o governo dela aprovou uma medida nociva e pouco conhecida, chamada Artigo 28, que foi a última lei contra os homossexuais a ser promulgada por um Parlamento britânico. Também não se pode dizer que todo mundo que acredita nos anátemas cristãos, islâmicos e judaicos está negando seus impulsos homoeróticos. São apenas crentes obedientes às suas autoridades religiosas, e dispostos a tirar proveito da sua autorização para perseguir.
 
Como no caso de Thatcher, seu desinteresse pela homossexualidade não os restringe, o que só serve para mostrar que o ódio flui de muitas fontes. No caso da homofobia, ela pode ser voyeurística, impertinente, hipócrita, ter minhoca na cabeça e ser secretamente invejosa, ou pode ser ignorante, alimentada pela turba e servil à autoridade.
 
No fim das contas, não importa. Ninguém tem o direito de negar tratamento igual a um concidadão por motivo algum. Não tenho dúvidas de que é mais satisfatório para gays e lésbicas dizer "tu quoque", mas "noli me tangere" [não me toque] é a resposta mais conclusiva.

Sérgio Cabral, Myrian Rios e a lei que estabelece 'Programa de Resgate de Valores Morais'



Publicado pelo Estadão
 
Agora é lei: o projeto que institui no Estado do Rio o nebuloso "Programa de Resgate de Valores Morais, Sociais, Éticos e Espirituais" foi sancionado na quinta-feira, 17, pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). A responsável pela iniciativa é a deputada Myrian Rios (PSD), atriz e missionária católica do movimento de renovação carismática.
 
Nesta sexta-feira, a chamada "lei dos bons costumes" foi um dos assuntos mais comentados - e criticados - no Twitter entre usuários brasileiros. A finalidade do programa não está clara. Na justificativa do projeto apresentada à assembleia e divulgada nesta sexta pela deputada em redes sociais, ela afirma que a sociedade "vem cada dia mais se desvencilhando dos valores morais, sociais, éticos e espirituais", acrescentando que, sem eles, "tudo é permitido, se perde o conceito do bom e ruim, do certo e errado". "Perde-se o critério do que se pode e deve fazer ou o que não se pode. Estamos vivendo em um mundo onde o egoísmo e a ganância são predominantes", diz Myrian.
 
O texto da lei estabelece que o programa deverá envolver "diretamente a comunidade escolar, a família, lideranças comunitárias, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, autoridades locais e estaduais, organizações não governamentais e comunidades religiosas" na chamada revisão dos valores.
 
Após uma chuva de críticas, a deputada escreveu no Twitter que "em momento algum se faz discriminação contra qualquer religião ou sexualidade". Um dos críticos escreveu para ela que "a discriminação é clara, evidente, preconceituosa e ilegal; em especial contra gays e ateus".
 
Eleita em 2010, Myrian já declarou no plenário da assembleia: "Ora, se somos todos iguais, com os mesmos direitos, eu também tenho que ter o direito de não querer um funcionário homossexual, se for da minha vontade." No mesmo discurso, ela insinuou que a luta contra a homofobia estimularia a pedofilia, depois disse que foi mal interpretada e pediu desculpas.
 
Em entrevista nesta sexta, a deputada disse que o projeto trata do "resgate de valores da vida". Perguntada sobre como a questão do aborto seria abordada no programa, ela declarou: "Sou completamente contra. Isso é um valor moral." Segundo Myrian, a definição das prioridades será uma atribuição do governo estadual. "A sugestão que estamos dando é que se crie grupos de voluntários para fazer campanhas dentro das escolas, com palestras." Estão previstos convênios com prefeituras e ONGs.
 
Indicada como órgão gestor, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foi procurada pela reportagem, mas divulgou apenas uma nota, informando que a lei "ainda precisa de um decreto regulamentando-a e indicando os critérios de execução". "Ao publicá-la, o governador entende que se trata de um programa importante, mas não é uma lei auto aplicável", acrescentou. O secretário Zaqueu Teixeira (PT) não quis dar entrevista.
 
Segundo Myrian, que posou nua para revistas masculinas na década de 1970, quando foi casada com o cantor Roberto Carlos, o objetivo principal é "conscientizar e reinserir valores para construir um futuro melhor". "Ao longo da vida a gente vai amadurecendo e aprendendo. Estou disposta a ajudar." Professora da Faculdade de Educação da UFRJ, Tania Zagury avalia que seria muito mais válido o governo investir na qualificação do magistério. "Cidadania e valores éticos não surgem por meio de decretos ou leis", diz. "É quase uma volta da moral e cívica, com o risco de se misturar questões religiosas. O Estado deve ser laico, não pode interferir nisso."
 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os amores difusos - Não há um só jeito de amar, e nem uma única pessoa



Publicado pela Revista Época
Por IVAN MARTINS
 
Não é preciso ser moderno para perceber que a nossa vida comporta amores simultâneos. Podem ser paixões dilacerantes e sombrias, como nos filmes, ou pode ser algo mais suave – um sentimento de atração que, mesmo não consumado, faz da vida um lugar melhor para os envolvidos.
 
Todos conhecem esse tipo de sentimento.
 
Há gente que nós temos vontade de ver todos os dias, cuja presença nos deixa naturalmente mais alegres. Temos prazer enorme em abraçar gente assim e a conversa com elas é mais íntima, mais fácil, mais interessante. Uma alma destituída de malícia diria que isso é amizade, mas eu tenho certeza que se trata de uma forma de erotismo – sem posse, sem dor, sem pressa, mas é desejo que resiste ao tempo. Essa não é uma forma de definir o amor?
 
A principal qualidade dessa sensação é ser plural.
 
Não nos sentimos enamorados de todo mundo, mas tampouco temos esse tipo de apego por uma única pessoa. São várias. Pode ser a ex-namorada do colégio, a amiga da faculdade, a prima. Pode ser a garota da livraria ou a moça do bandejão que virou sua amiga. A lista não será grande, mas é uma pena, porque se trata de um sentimento bom. Não é gostoso ficar feliz quando toca o telefone?
 
Você não sai transando com essas pessoas, embora pudesse fazê-lo. Você não sofre por essas pessoas, embora possa ter acontecido. Essa relação navega entre o encantamento e a amizade, tem um pouco das duas, e fica a centímetros de se tornar inteiramente uma delas. Movemo-nos entre sutilezas.
 
O que você faz com alguém que ama difusamente é ter momentos de troca e carinho, que carregam uma ponta secreta de expectativa. Se um dia você bebe demais e diz sinceridades comovidas, ela pode rir, beijar você ou ficar brava e mandar que se comporte – mas tudo seguirá como antes. Nessa relação há espaço para ser você mesmo.
 
Os amores difusos fazem parte da esfera de sentimentos que começa na pessoa que você escolheu e vai se expandindo num círculo para incluir outras pessoas de quem você precisa. Família, amigos, amores. Nenhum casal é uma ilha. Ao redor do compromisso que mantém duas pessoas ligadas há uma vasta teia de ligações, com diferentes graus de densidade, que vinculam o casal ao mundo. Os amores difusos são uma parte especialmente delicada dessa teia.
 
Isso nada tem a ver com relações abertas, porém.
 
Admitir a existência de carinho e desejo fora da sua relação amorosa é apenas uma manifestação de sanidade. Tentar viver todas essas sensações é uma besteira. Criar arranjos matrimoniais que acomodem esses múltiplos sentimentos é ainda mais fútil. A melhor solução para quem deseja correr atrás de todos os seus desejos não é um namoro ou um casamento aberto. É estar sozinho. Assim se conquista total liberdade, sem culpas ou constrangimentos.
 
Ando convencido que a nossa vida afetiva tem uma espécie de centro e que nele só cabe uma pessoa de cada vez. As nossas grandes aventura emocionais, a nossa verdadeira história íntima, são escritas ao redor dessa exclusividade. Pode ser uma paixão que não deu certo ou um casamento fabuloso de 20 anos, mas continua sendo uma narrativa entre duas pessoas. O resto é tumulto.
 
Os amores difusos pertencem a outra esfera, e por isso não colidem.
 
Eles são menos viscerais, mais leves, nos lembram que podemos experimentar diferentes alegrias na mesma existência. Sugerem que o grande amor romântico – esse que nos devora vivos, ou nos envolve suave como um lençol de linho – é apenas uma das experiências do afeto. Há outras, essenciais. Elas preenchem a existência com outra espécie de luz, igualmente necessária para mostrar nosso caminho.
 
 

Site divulgou lista polêmica dos papas mais gays da história


 Bento fumaçando em três... dois... um...
 
Publicado pelo Instituto Diversidade
 
O site The Bilerico Project fez uma lista com cinco papas católicos que eles classificaram como “mais gays da história”. O site formulou a lista a partir de boatos sobre a história desses papas. Veja a lista abaixo:
 

Júlio III (1550-55): nomeou Innocenzo, de 15 anos, como o principal agente diplomático do Vaticano e dividia a cama com ele.
 

João XII (955-63): ele teria feito festas homéricas com uma profusão de homens no Vaticano.
 

Bento IX (1032-45, 1045 e 1047-48): dizem que não escondia de ninguém sua orientação homossexual.
 
 
Paulo II (1464-71): era chamado pelos funcionários do Vaticano de “Nossa Senhora da Piedade”, por conta de suas suntuosas vestimentas e jóias.
 

Paulo VI (1963-78): boatos dizem que ele tinha um relacionamento estável com um jovem ator de cinema.

Índia proíbe casais homossexuais de recorrerem à barriga de aluguel


 
Publicado pelo G1
Com informações da France Presse
 
A Índia proibiu os casais homossexuais e os solteiros estrangeiros de recorrerem à barriga de aluguel no país, indicou um comunicado do ministério do Interior. Nele está especificado que os pais adotivos deverão ser "um homem e uma mulher, casados há ao menos dois anos".
 
O setor das barrigas de aluguel remuneradas está em pleno crescimento na Índia e cada vez mais casais homossexuais ou solteiros estrangeiros recorrem a elas para se tornarem pais.
 
As novas foram transmitidas às embaixadas estrangeiras no fim de 2012. A diretiva também informa que o pedido de um visto autoriza a entrada no país dos pais adotivos de um bebê nascido de uma barriga de aluguel na Índia para evitar que estas crianças depois sejam vítimas de um vazio jurídico. Os casais também precisarão solicitar um visto médico, e não um visto turístico, segundo as novas regras.
 
Estas mudanças passaram desapercebidas durante os últimos dias de 2012 e acabam de ser publicadas pela imprensa indiana.
 
Não se sabe o número de mulheres indianas que atuaram como barrigas de aluguel em troca de remuneração, mas, segundo médicos e especialistas, são cada vez mais. Um projeto de lei está em andamento para regular esta atividade.
 
Algumas pessoas consideram que a falta de legislação neste âmbito favorece uma economia da barriga de aluguel e facilita a exploração das mulheres mais pobres.
 
 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cidade argentina distribui hormônios aos transexuais



Publicado pelo Terra
 
A cidade argentina de Rosário distribui gratuitamente hormônios aos cidadãos que desejam mudar de sexo para se adequar ao objetivo de favorecer a construção da identidade de gênero, disseram à Agência Efe fontes municipais.
 
O subsecretário municipal da Saúde Pública de Rosário, Leonardo Caruana, explicou que a iniciativa faz parte de um processo de atendimento integral aos transexuais, que inclui acompanhamentos clínicos e farmacológicos.
 
Além disso, Caruana apontou que o município capacitou as pessoas que atendem estes pacientes para que dominem os tratamentos de substituição hormonal.
 
A distribuição gratuita dos hormônios necessária para mudar a figura corporal dos transexuais transforma Rosário na primeira cidade do país a utilizar o serviço público para o processo de mudança de sexo.
 
As secretarias de Saúde e Promoção Social começaram a potencializar este tipo de ações há mais de cinco anos para impulsionar a igualdade de gênero, lembrou Caruana em declarações à Agência Efe.
 
Até o momento, 176 transexuais, em sua maioria mulheres, foram beneficiados pela iniciativa.

Após evangélicos, entidade gay pede passaportes diplomáticos


 
Publicado pelo Terra
 
Em meio à polêmica provocada pela concessão de passaportes diplomáticos para seis líderes de igrejas evangélicas, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) solicitou ao Itamaraty nesta quinta-feira que o benefício também seja concedido a representantes da entidade. Em ofício encaminhado ao ministro Antonio Patriota, o presidente da ABGLT, Toni Reis, alega que a associação "também atua internacionalmente, tendo status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU, além de atuar em parceria com diversos órgãos do governo federal".
 
Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores concedeu passaportes diplomáticos a Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus; R. R. Soares e Maria Magdalena Bezerra Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus; Samuel Cássio Ferreira e Keila Campos Costa, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O argumento do Itamaraty é de que o documento foi concedido em "caráter de excepcionalidade".
 
Segundo o Itamaraty, a concessão está dentro da lei. Pelas regras, de acordo com a pasta, é possível autorizar até dois passaportes por ordem religiosa quando ela tem atividades no exterior. Os interessados na obtenção do passaporte diplomático devem encaminhar "solicitação formal e fundamentada". No caso dos líderes da Igreja Internacional da Graça de Deus e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, eles alegaram "continuidade do trabalho no exterior".
 
No documento enviado nesta quinta-feira a Patriota, Toni Reis solicita que sejam concedidos da mesma forma passaportes diplomáticos para 14 integrantes da ABGLT, "para que possam realizar um trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nos 75 países onde ser LGBT é crime e nos sete países onde existe pena da morte para as pessoas LGBT".

Assumir homossexualidade favorece desempenho no trabalho



Publicado pelo UOL
Por Edson Valente

Assumir a homossexualidade no escritório ainda é tabu para muita gente, mas há companhias que já facilitam o processo. Essa abertura foi decisiva para que o administrador de empresas Vital de Carvalho (abaixo), 42, revelasse para os colegas sua preferência sexual.



"Foi um desafio para mim. Algo por que tinha de passar, assumir para mim mesmo e não só para a sociedade. Uma afirmação de identidade”, lembra.
 
A decisão foi tomada em 1998, só dez anos depois de haver começado sua carreira na Du Pont como estagiário. Abrir o jogo humanizou, por assim dizer, as relações de Carvalho no ambiente corporativo. “Antes eu não tinha final de semana [aos olhos dos colegas], entrava em um casulo”, considera.
 
Depois de ter “saído do armário”, o administrador levou seu parceiro a uma festa de comemoração da empresa, realizada em 2002, na Sala São Paulo, no centro da capital paulista.
 
Em 2004 sua vida passou por nova mudança, desta vez geográfica: foi transferido para a unidade de Camaçari (BA), onde ocupa o cargo de controller de operações. “Já cheguei me assumindo, para colocar o tom no novo ambiente de trabalho”, frisa. “E também não tive qualquer tipo de repressão.”
 
Carvalho conta que se valeu de uma rede global desenvolvida pela empresa especialmente para a comunicação entre empregados LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) para revelar que fazia parte desse grupo.
 
Desde então, ministra palestras sobre preconceito e homossexualidade dentro da própria companhia. “Sempre houve um ambiente de respeito, nunca sofri discriminação.”
 
Maior produtividade
 
Para Jackeline Busnello, gerente de diversidade do HSBC, um ambiente livre de discriminação, no qual as pessoas gostem de trabalhar, favorece o aumento de produtividade das equipes.
 
“A inclusão deve ser parte do pacote de atração e retenção de talentos. Percebemos, com base em pesquisas de engajamento, que os funcionários que se sentem incluídos e respeitados têm um comprometimento maior com a empresa,” analisa.
 
Levantamentos realizados pelo comitê de diversidade do HSBC apontam que o índice interno de satisfação com o nível de inclusão passou de 64% em 2009 para 71% em 2011.
 
De acordo com a coach Marcela Buttazzi, sócia-diretora da MB Coaching, a resolução de se admitir gay “é uma questão de postura, de atitude”. “De não se sentir coagido”, avalia.
 
“A pessoa não pode ter medo de se expor. O foco dela vai ser o trabalho, uma vez que suas competências técnicas e comportamentais independem da sexualidade”, diz a especialista.
 
Benefícios
 
Nas empresas que possuem políticas mais receptivas, a atitude de admitir-se homossexual também costuma se reverter em beneficios formais concedidos ao empregado e ao seu parceiro.
 
No HSBC, o reconhecimento da união estável de casais homossexuais se dá desde 2007 e permite compor renda para contratar financiamento imobiliário, além de incluir o companheiro ou a companheira no plano de saúde, no seguro de vida e na assistência odontológica. Também é concedida folga de cinco dias para comemorar a união estável.
 
A Du Pont adota, desde 2004, uma política que permite ao funcionário LGBT a inclusão do companheiro do mesmo sexo em planos de assistência médica e nos procedimentos de reembolso de 75% na compra de medicamentos.
 
“O casal precisa comprovar dois anos de união estável”, salienta Nelci Mello, gerente de recursos humanos da Du Pont Brasil e representante do Time Central de Respeito às Pessoas na América Latina da empresa.
 
“É um processo idêntico ao de companheiros de sexos diferentes, o que reforça nosso posicionamento de inclusão”, desenvolve. “Não queremos discriminação. Não queremos levantar bandeira nenhuma, porque todos nós temos diferenças. O respeito pela diversidade de modo geral promove a cooperação, a criatividade, a comunicação transparente.”
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Presidente da França descarta convocar referendo sobre casamento gay



Publicado pelo Terra

O presidente francês, François Hollande, descartou nesta quarta-feira convocar um referendo sobre o projeto de lei de seu Governo para autorizar o casamento e a adoção para os homossexuais.

Hollande manifestou que cumprirá o "compromisso" que assumiu "perante os franceses" a favor desta reforma durante uma reunião com parlamentares franceses.
 
"Conheço as sensibilidades sobre este tema, são diversas e, além disso, no domingo houve uma manifestação, que qualifiquei de consistente. Respeito a manifestação, mas agora é a vez do Parlamento se manifestar", declarou.
 
Hollande se referiu à passeata que, no dia 13 de janeiro, reuniu em Paris centenas de milhares de pessoas, que pediram ao Governo que não aprove o casamento gay.
 
O texto, uma reforma social que fez parte das promessas eleitorais de Hollande, foi apresentado em novembro pelo Executivo, e já nesta época a direita e diferentes confissões religiosas mostraram sua oposição.
 
A ministra da Justiça da França, Christiane Taubira, disse na semana passada que o texto seria mantido porque quando uma mudança "é justa" é preciso ter coragem para realizá-la.
 
 

Cassandra Rios: “Eu sou uma lésbica” e o medo de uma única verdade



Por Marina Hall
 
Não, não venho contestar Sigmund Freud. Quem sou eu? Talvez, adicionar, pretensiosamente, em suas lições sobre psicanálise, um adendo breve a respeito da homossexualidade. Ou bastaria dizer: sexualidade.
 
É fato que a literatura, como todas as outras formas de expressão e arte escrevem e reescrevem o Complexo de Édipo, tornando-o vivos nos possíveis enredos sociais fictícios (ou não). Lembrando que essa teoria freudiana refere-se ao desejo infantil masculino pela mãe, tornando, inconscientemente, o menino filho espécie de rival do pai. O contrário, segundo o psicanalista, aplica-se à menina, que apaixonada pelo pai quer roubar o lugar da mãe. Porém, e nos casos homossexuais? Bi? Trans? A teoria não se aplica?
 
De acordo com Freud, a homossexualidade estaria relacionada com a incapacidade de o ser humano se desprender do próprio corpo, desejando alguém com corpo igual ao seu. Primeiramente, o fato é que nenhum corpo é igual ao outro. Nem o de dois homens, nem o de duas mulheres... Logo, onde estaria o universo infantil dos homossexuais? Infância responsável pelos traumas, valores, descobertas sexuais... Assim como provavelmente a criança heterossexual já aprende sua “função” social (de fêmea/macho, princesa/cavaleiro, ativo/passivo) desde os primeiros contatos com os outros humanos, a criança lésbica, gay, trans, bi também já inicia suas descobertas sexuais, porém que muitas vezes, na maioria, têm as descobertas sexuais propositalmente direcionadas para a heterossexualidade. Quem faz isso? Quem as direciona? Oh! Não me diga que não sabe! Sim! A família, a escola, a religião, as artes, a mídia, as sociedades... Salvo raríssimas exceções.
 
Se você não acreditou que uma criança pode ser homossexual e que isso ocorre por natureza, assim como ser hétero, provavelmente é porque na sua infância e vida posterior tudo o que lhe foi apresentado fala de uma única verdade: a língua da família-modelo: homem (chefe) + mulher + filhos = perfeição. Inclusive, agregando a isso os famosíssimos contos de fada (infantis? - Bruno Betthelheim). Como não ficou claro? A princesa (sexo feminino) briga com a bruxa rival (sexo feminino), no fim, resolve seus problemas com auxílio de alguém que ama, um príncipe (sexo masculino) e com ele vive feliz para sempre. Essa é sim uma verdade, doce e poética, mas não pode ser a única!
 
É, mas como disse Maria da Glória Azevedo, no posfácio de As guardiãs da magia, de Lucia Facco, a literatura é um bicho que consegue desfazer os nós que se lhes impõem. Como assim? Quer dizer que não adianta forçar o silêncio das pessoas, principalmente das artes, em algum momento a voz silenciada se pronunciará. É o que fez, por exemplo, Cassandra Rios. Silenciada, ignorada e sentenciada ao pornográfico pela crítica canônica, vendeu mais livros que muito best-seller, inclusive o romance Eu sou uma lésbica – que conta a trajetória de uma lésbica apaixonada desde a infância pela vizinha e amiga de sua mãe. Cá está a infância lésbica acrescida às lições de Freud: Narrado em primeira pessoa, Flávia, com 7 anos, vive embaixo da mesa da sala de sua casa, observando as pernas das amigas da mãe; uma das pernas, a de Kênia, a encanta tanto que chega ao ponto de cheirá-la e lambê-la fingindo ser um gatinho sob a toalha. Flávia delira com a presença da moça de sandália colorida e a deseja como sua – assim como o menino deseja a mãe no Complexo de Édipo. A mãe de Flávia, no entanto, não é desejada com fervor sexual, mas admirada e amada com afeto de filha, sendo comparada constantemente com Kênia. O pai sequer é mencionado. Entretanto, isso não significa que a figura do pai não é importante, apenas não é fortalecida nesse romance.
 
Com o desejo ardente por Kênia, a menininha vê como rival o marido da mulher, Eduardo. Pouco tempo depois das primeiras relações carnais das duas amantes secretas (sim, Kênia sede aos desejos da menininha), a mulher se muda para a Itália a fim de curar o câncer de Eduardo, que por sua vez, acaba discretamente assassinado, numa passional pulsão de morte, pela amante de Kênia, que dera a ele sopa com vidro em pó horas antes de partirem para Europa. O crime é revelado somente no fim da narrativa, depois da história da adolescência lésbica de Flávia, surpreendendo quem lê pela atitude insuspeita da garotinha de 7 anos. O que quero dizer com isso? Não! Não é um incentivo para que mate os seus rivais sexuais! É muito mais simples: desde crianças desejamos nosso “objeto sexual”, seja homem ou mulher e isso existe, ainda que inconscientemente, ainda que tentem reprimir ou desqualificar esse desejo usando teorias de Freud, que aliás, que eu saiba, nunca disse existir uma única verdade; ou qualquer outra ideia, seja religiosa, seja sei lá qual... É sim, bi, lésbicas, trans, gays existem e é desde que existe gente no mundo, por natureza, desde a misteriosa infância e não por desvio, anomalia sexual. Infelizmente, criam distinções sexuais para nos segregar. Tolice! Porque precisamos/dependemos uns dos outros. Não adianta esconder, onde estão os contos de fada que nos façam sentir normais e possíveis na infância, na juventude? Esse é um dos motivos da literatura de Cassandra Rios: ser lida para que não corramos o risco de vivermos sob a voz de uma única verdade.

Elton John é pai pela segunda vez



Publicado pela Folha
 
O astro pop britânico Elton John anunciou nesta quarta-feira (16) que se tornou pai pela segunda vez após o nascimento, por meio de uma mãe de aluguel, de Elijah Joseph Daniel Furnish-John.
 
O cantor de "Rocket Man" e "Candle in the Wind" e seu parceiro David Furnish confirmaram a notícia em um pequeno comunicado no site oficial de John.
 
"Nós dois queríamos ter filhos, mas o fato de que agora temos dois é quase inacreditável", disse o casal, que vive em união estável desde 2005.
 
"O nascimento de nosso segundo filho completa nossa família da forma mais preciosa e perfeita", disseram à "Hello".
 
John, de 65 anos, e Furnish, de 50, já são pais de Zachary, que tem dois anos. Elijah nasceu em Los Angeles, no dia 11 de janeiro.
 
"Eu sei que quando ele for à escola haverá uma terrível pressão sobre ele, e sei que algumas pessoas falarão: 'Você não tem mãe'", disse John sobre a decisão de ter outro filho.
 
"Vai acontecer, nós já conversamos sobre isso antes de tê-lo e quero que alguém esteja ao seu lado para ajudá-lo. Nós veremos".

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Homossexuais dizem ter sido expulsas de bar após beijo no Rio



Publicado pelo G1
 
Após pedirem uma cerveja e se beijarem no restaurante Victor, na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, as estudantes Mariana Correia, de 24 anos, e Caroline Pavão, de 21, afirmam que foram expulsas do estabelecimento. Um homem de cabelos brancos teria sacudido Mariana pelo ombro e exigido que as duas saíssem do local, pois, segundo ele, aquela era uma atitude proibida. O caso aconteceu na noite de sábado (12).
 
A reportagem foi transmitida na Rádio CBN, nesta segunda-feira (14). “Depois disso eu peguei minhas coisas, fui até ele para questionar por que ele não gostava, o que não podia fazer ali, mas ele só ficava repetindo ‘não pode isso’, sem dar nenhum argumento consistente. Aí eu comecei a incitar e perguntar ‘É porque eu estava com uma menina? Se eu tivesse com um rapaz você teria me abordado, você teria me sacudido e pedido para eu sair?'”, contou Mariana.
 
A reportagem CBN esteve no restaurante Victor, na Rua do Riachuelo, número 32, na companhia de Mariana Correia. O homem que a expulsou no último sábado não foi encontrado. O gerente da casa, que não quis gravar entrevista, alegou que o homem não trabalha no estabelecimento nem seria cliente do local.
 
Mariana e Caroline vão registrar o boletim de ocorrência e, então, serão recebidas pelos advogados do Centro de Referência LGBT nesta quarta-feira (16) para formalizar a denúncia na Secretaria de Estado do Governo.
 
Restaurante é responsável
 
O coordenador do Centro de Referência LGBT, Almir França, afirmou que o restaurante é responsável pela omissão. “Com que autonomia, com que autoridade ele pode fazer isso? Com certeza ele é funcionário. Provavelmente não é funcionário registrado, eles usam dessa artimanha. Então o estabelecimento é que é denunciado, porque ocorreu dentro do estabelecimento. E se esse estabelecimento não for cuidadoso com o caso, ele também será notificado", afirmou.
 
Segundo a estudante Mariana, essa não foi a primeira vez que sofreu preconceito por sua orientação sexual. Ela já foi agredida com o soco no olho por um homem em uma boate, quando estava acompanhada de uma mulher. A polícia foi chamada. O agressor foi condenado a pagar cestas básicas, o que para ela desmotiva a denúncia
 
No entanto, a orientação do Centro Referência LGBT é de que a vítima registre sim o boletim de ocorrência, deixando claro que o crime foi motivado por homofobia.
 
 

Morre a ativista Welluma Brown, única travesti a ser chacrete



Publicado pela NLucon
 
Ícone na luta em prol da comunidade trans e única travesti a ser chacrete nos anos 70, Welluma Brown morreu na última sexta-feira, 11, vítima de queimaduras em um acidente doméstico. Ela chegou a ser internada, mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo será sepultado na segunda-feira, 14, às 14h, no Cemitério do Caju, mas a história de luta e arte da estrela permanece nos corações dos fãs, admiradores e amigos.
 
“Só exijo uma coisa: respeito”. Essa era uma das reivindicações de Welluma, que nos últimos anos de vida atuou fortemente como militante da causa trans. Era vice-presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro, conselheira da ética da Associação Brasileira de LGBTTI e conselheira fiscal da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais.
 
O tato diante dos problemas, a crítica diante do óbvio, a veia artística e as chagas que carrega no corpo – afinal, inúmeras vezes foi vítima de transfobia – se uniram à conscientização e realização de importantes projetos. Tanto que, unida à Claudia Celeste (primeira atriz trans a fazer uma novela no Brasil), Welluma deixou engatado o Instituto Associativo Brasileiro de Entretenimento e Cultura LGBT, que visa ressaltar a cultura LGBT e rememorar os grandes e luxuosos shows de travesti.
 
Na carreira artística, esbanjou talento nos palcos, brilhou como diretora da casa de espetáculos “Le Galaxie”, em Paris, e se tornou parte da história da televisão brasileira, ao entrar para o elenco das chacretes, as cobiçadas assistente de palco do programa “A Buzina do Chacrinha”, da TV Tupi, nos anos 70. Durante sua rápida permanência, ninguém suspeitava que aquela moça alta e bonita era na verdade uma travesti. O nome Welluma foi dado pela atriz Elke Maravilha, jurada do programa.
 
“Como eu entrei lá? A chacrete Ivone pediu para ser substituída durante quatro dias por motivos de doença. Eu, que já frequentava o programa, fui chamada 30 minutos antes de o programa começar pelo Chacrinha. Ensaiei, me deram um aplique, botas e estive no meio das 20 mulheres. Me sinto vitoriosa, pois era época da ditadura e a palavra travesti sequer poderia ser dita”, afirmou Welluma sobre o momento ímpar. “Até hoje, sou conhecida como chacrete”.
 
Exemplo de sobrevivência, a trans conseguiu transformar dor em amor. Ainda criança, foi deixada em um colégio interno por seus trejeitos femininos, depois foi buscar a mãe no Rio de Janeiro, mas saiu de casa para evitar ser agredida pelo padrasto machista. Conheceu a prostituição aos 12 anos, também a violência dos policiais e o preconceito da população. Carregou no corpo as cicatrizes de ser diferente, na memória as feridas da ditadura, mas no coração a esperança de que tudo poderia ser melhor. Welluma lutou e brilhou por tod@s, fez arte, amor e militância.
 
Veja depoimentos de amigos no site da NLucon: clique aqui!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Transexual não consegue pagar multa por causa da voz masculina



Publicado no Page Not Found
 
Um transexual prestou queixa contra a prefeitura de North Tyneside (Inglaterra) por discriminação depois que um funcionário se recusou a efetuar o pagamento, por telefone, de uma multa de trânsito dela. Segundo o funcionário, a voz era claramente de um homem, não condizendo com o nome da motorista, Katrina Harte.
 
"Eu fiquei furiosa e explodi em lágrimas. Não era para eles terem uma política que não discrimine lésbicas, gays, bissexuais e transexuais?", disse Katrina, de acordo com o "Chronicle Live".
 
Um porta-voz da prefeitura pediu desculpas pelo incidente:
 
"O bom serviço aos clientes e a igualdade são levados muito a sério pela prefeitura de North Tyneside".
 
Katrina, de 50 anos, fez cirurgia para a mudança de sexo. Ela diz que só precisa se livrar do pomo-de-adão para a mudança estar completa.
 
Ela contou ter ficado, durante quatro décadas, sufocada em um corpo de homem, até que se submeteu à operação bancada pelo serviço de saúde público.
 
 

Apesar de protestos, governo francês mantém projeto do casamento gay



Publicado pelo rFi
 
Apesar do sucesso da manifestação contra o casamento gay neste domingo na França, que reuniu entre 340 mil e 800 mil pessoas, o governo vai seguir adiante com seu projeto de permitir o casamento homossexual e a adoção de crianças por casais formados por pessoas do mesmo sexo.
 
Uma declaração do Palácio do Eliseu divulgada logo após a manifestação confirmou que o presidente francês, François Hollande, continua a defender o projeto de lei "casamento para todos", mesmo depois da forte mobilização dos opositores. Segundo os organizadores, cerca de 800 mil pessoas desfilaram ontem nas ruas de Paris. Mas, segundo os cálculos da polícia, foram 340 mil manifestantes.
 
O líder da bancada socialista na Assembleia francesa, Bruno Le Roux, tentou minimizar hoje o impacto da manifestação ao dizer que esperava uma participação ainda maior diante da campanha e dos recursos colocados à disposição dos que são contra o casamento homossexual e contra a possibilidade de adoção de crianças por casais do mesmo sexo.
 
Logo após o protesto, a ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, foi ao principal canal de televisão na França dizer que o governo não vai recuar e descartou a realização de um referendo sobre um assunto, uma das principais reivindicações dos manifestantes. "Essa lei não tira nada de ninguém e não tem nada a ver com as palavras 'pai' e 'mãe' ", avaliou Taubira.
 
A Assembleia francesa começa a analisar o projeto de lei do casamento gay no próximo dia 29 de janeiro.
 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Chris Colfer solta o verbo sobre atores gays em Hollywood



Publicado pela Quem
 
Chris Colfer, ator da série 'Glee', disse que não se preocupa em ficar marcado após se assumir homossexual. Ele, que também interpreta o personagem gay Kurt no seriado, disse que não acredita no estereótipo de que atores que saem do armário ficam marcados por sua ousadia e não conseguem papéis de galã e acabam com suas carreiras.
 
"As pessoas tentam me rotular antes que eu faça qualquer coisa. Eu nunca entendi isso. Por que elas não esperam meu próximo projeto antes de dizer como será minha carreira em dez anos?", disparou.
 
Colfer também criticou a imprensa, que fez um grande alarde sobre sua sexualidade. Nos Estados Unidos, pais chegaram a discutir a influência de 'Glee' na sexualidade dos adolescentes, quando o programa tenta passar outra mensagem: a de que o preconceito é errado.
 
"Eu nunca tive problemas quanto a isso. Foram as pessoas que criaram esses problemas", diz ele, que acha a série inofensiva e educativa.
 

Radialistas americanos são suspensos após ofenderem atleta transexual



Publicado pelo Sul21
 
Após fazerem piadas sobre uma jogadora de basquete transexual, dois radialistas de uma emissora americana afiliada à ESPN foram suspensos, informou o Terra na segunda-feira (7).
 
Os comentários agressivos envolviam o retorno da transexual Gabrielle Ludwig (50) à liga universitária de basquete, onde já havia jogado como homem nos anos 80. Gabrielle fez uma cirurgia para mudança de sexo em julho de 2012.
 

Os comentarias Andy Pollin e Steve Czaban caçoaram dos bíceps e das tatuagens da jogadora e referiam-se a Gabrielle como “ele” ou “ela”, porém, depois decidiram que o “o termo politicamente correto seria “isto” (it).
 
Czaban ainda disse que “o que quer que você faça para acabar com sua ânsia interior e para sufocar aqueles demônios interiores, tudo bem. Mas não vá jogar esportes depois. E não vá jogar esportes dizendo ‘tenho os mesmos direitos de todos os demais’”.
 
Mesmo tendo divulgado um pedido de desculpas, a emissora alegou que os comentaristas “passaram do limite” e seriam “temporariamente removidos” do ar.
 

Apoiados pela liderança católica, manifestantes protestam contra casamento gay em Paris



Publicado pelo G1
t-align: justify;">  
Trens, ônibus e carros chegaram a Paris no domingo (13) levando manifestantes de toda a França para um protesto maciço contra o casamento gay, uma reforma polêmica que o presidente François Hollande prometeu executar até junho.
 
Cinco trens de alta velocidade, 900 ônibus e inúmeros comboios de carros deixaram cidades na província, muitos antes do amanhecer, em direção a três pontos da capital francesa para as marchas, que devem convergir para a Torre Eiffel no final da tarde.
 
Fortemente apoiados pela hierarquia católica, ativistas mobilizaram uma coalizão híbrida de famílias religiosas, políticos conservadores, muçulmanos, evangélicos e até mesmo homossexuais que se opõem ao casamento gay para a demonstração de força.
 
"Queremos que esse projeto de lei seja derrubado", disse Patricia Soullier, organizadora do protesto, à BFM-TV antes de entrar em um trem em Montpellier, no sul da França, que seguia para Paris.
 
Várias centenas devem marchar debaixo de forte frio contra a reforma, prometida por Hollande durante sua campanha eleitoral. Ele tem votos suficientes no Parlamento para aprová-la facilmente.
 
O presidente enfureceu muitos opositores ao tentar passar a reforma no Parlamento sem muito debate público e vacilou sobre alguns detalhes da reforma.
 
O modo desajeitado como lidou com outras promessas, como o imposto de 75% sobre os ricos que foi decretado inconstitucional, ou sua luta vacilante contra o desemprego crescente, azedou o humor do público. Um grande protesto agora não vai ajudar sua imagem.
 
Casamentos do mesmo sexo são legalizados em 11 países, inclusive Bélgica, Portugal, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega e África do Sul, assim como em nove Estados norte-americanos, além da capital dos EUA.