sábado, 3 de novembro de 2012

Ian McKellen: Ser gay fez de mim um ator melhor



Visto no Nossos Tons 

"Passamos tanto tempo fingindo ser héteros, que no final, nos tornamos ótimos atores"

Reflexão curiosa de Ian McKellen, renomado ator britânico e ativista pelos direitos LGBTs. Segundo McKellen, durante décadas os homossexuais foram obrigados a fingir o que não são e, isso explicaria o fato de que tantos bons atores do seu país sejam gays. McKellen estava tentando passar para os alunos de uma escola em Londres, o que significa se sentir forçado a viver no armário.

McKellen, 73 anos (25 de maio de 1939), permaneceu no armário até final dos anos oitenta  (alguns defendem que foi desde a década de 1960), muito embora ele estivesse plenamente consciente de sua homossexualidade desde a sua juventude. "Naquela época não havia nenhum Graham Norton na televisão (apresentador e comediante de televisão assumidamente gay), não havia parlamentares gays, ninguém falava sobre os direitos dos homossexuais nas rádios. Assim eu me afrontava, tentando amputar uma parte de mim, me escondendo, estrangulando uma parte de mim mesmo", disse McKellen. "Quando te fazem sentir que está você errado por sentir o que você sente, isso é o que você faz. Eu acho que é por isso que temos tantos bons atores britânicos que são gays... Passamos tanto tempo fingindo ser hétero, fingindo sermos o que não somos, que no final, nos tornamos muito bons no que fazemos", acrescentou. "Eu gostaria que cada aluno, cada professor, cada pessoa que está aqui hoje nesta sala, pudesse se sentir livre para ser o que é, independentemente da sua orientação sexual ", continuou McKellen.

Dois anos atrás McKellen afirmou que a maioria dos atores e atrizes gays e lésbicas não assumem sua orientação sexual, porque seus agentes os pressionaram a permanecer no armário. Para MaKellen, também é um erro pensar que a homossexualidade de um ator ou atriz seja uma carta branca para a interferência na sua vida privada. "Estar no armário significa que você está mentindo sobre sua vida. E sair não significa que você tenha de tornar pública cada uma de suas relações. Você não tem que dizer com quem você vai para a cama ou o que você come", completou.

Sir Ian McKellen (foi condecorado com o título de Sir pela Rainha da Inglaterra, seu país natal) é bem conhecido pelo público mais jovem por seu papel de "Gandalf", na adaptação cinematográfica de "O Senhor dos Anéis", ou como "Magneto" na trilogia X-Men, mas sua grandiosa e extraordinária carreira vai muito além disso, uma lista tão longa quanto espetacular. McKellen revelou sua homossexualidade publicamente há mais de 20 anos, e nem por isso sua carreira foi prejudicada, no final das contas, o enorme talento de McKellen falou mais alto. Desde que saiu do armário, o ator tem sido altamente comprometido com os direitos LGBTs, tanto no seu país, quanto internacionalmente. Cofundador da instituição britânica Stonewall, McKellen viaja dando palestras contra o bullying homofóbico em colégios e faculdades  pelo país.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Da Vinci é o gay mais influente da história, diz revista


 
Publicado pela Exame
 
O gênio Leonardo da Vinci, o filósofo Sócrates e o rei da Macedônia Alexandre, o Grande foram eleitos os gays mais influentes da história, segundo um ranking divulgado pela revista “Mate” . A lista, publicada na edição mais recente, traz os 500 homossexuais que tiveram maior impacto na sociedade.
 
De acordo com a publicação, o trabalho foi feito com a intenção de servir de arma contra o preconceito e a discriminação ao mostrar que, apesar de poucos, os gays já fizeram muito pela humanidade, e que nem todo mundo que merece ser ouvido é heterossexual. A seleção dos nomes partiu de um grupo de mais de mil personalidades que foram ordenadas por um júri composto por seis líderes de opinião no mundo.
 
Entre as personalidades destacadas, alguns brasileiros foram lembrados pela revista. O mais bem colocado no ranking foi André Fischer, criador do Mix Brasil, que ficou em 261º lugar. Em 358º, está o diretor de teatro e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso. O antropólogo, historiador e pesquisador Luiz Mott aparece na 379ª posição e o escritor João Silvério Trevisan ficou em 422º.
 
Confira os 10 mais bem colocados no ranking da “Mate”.
 
1 - Leonardo da Vinci (mestre da arte Renascentista)
2 - Sócrates (filósofo)
3 - Alexandre, o Grande (rei da Macedônia)
4 - Stephen Fry (ator e roteirista)
5 - Oscar Wilde (escritor e poeta)
6 - Harvey Milk (ativista da causa gay)
7 - Peter Tchaikovsky (compositor)
8 - Júlio César (líder da Roma Antiga)
9 - William Shakespeare (escritor)
10 - Andy Warhol (artista)

Peça sobre Jesus homossexual é cancelada por protestos na Grécia



Publicado pelo Correio Braziliense
 
Atenas - As representações na Grécia de uma peça americana que descreve Jesus Cristo como homossexual foram canceladas depois dos protestos de ultraortodoxos e de atos de violência por parte do partido neonazista, anunciou nesta quinta-feira (1º/11) o teatro Hytirio de Atenas. Lançada em Nova York, em 1998, "Corpus Christi", escrita por Terrence McNally, coloca em cena Jesus e seus apóstolos descritos como homossexuais moradores do Texas.
 
 
Manifestantes ultraortodoxos gregos se reuniram diante do teatro para protestar contra a obra classificada de "blasfema" e exigindo que sua apresentação fosse cancelada sua representação. Deputados e membros do partido neonazista Alvorada Dourada, representado no parlamento, também foram ao teatro para bloquear suas portas e impedir acesso ao recinto.

SONO: Bolsonaro diz que PT quer criar cotas para professores gays nas escolas


 
Publicado no Cena G
 
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) denunciou no Plenário da Câmara, uma proposta do PT de criar cotas para professores gays em escolas do 1º grau.
 
Bolsonaro, que chegou a citar a enérgica atuação do pastor Silas Malafaia na luta contra os privilégios da comunidade LGBT, afirmou que o projeto é apoiado pela presidente Dilma Rousseff e propõe que cada escola pública do ensino fundamental tenha um número mínimo de vagas no corpo docente reservado para professores homossexuais.
 
O deputado protesta, também, contra a eleição do candidato Fernando Haddad (PT-SP) à prefeitura de São Paulo, já que o mesmo tem como plataforma política a briga pelos direitos homossexuais, sendo ele um dos responsáveis pela criação do polêmico kit gay.
 

Atriz mirim de 'Avenida Brasil' fala sobre relação com os pais gays


 
Publicado pelo Gay1
 
Depois de morar no Rio de Janeiro por conta das gravações da novela Avenida Brasil, a atriz Ana Karolina Lannes (12) se prepara para voltar a São Paulo para a casa dos seus pais, o comissário de bordo Fábio Lopes (35) e o marido, o dermatologista João Paulo Afonso (30). De acordo com a atriz mirim, em entrevista ao site CARAS, ter pais gays não a impede de ter uma vida absolutamente normal.
 
“Acho que Deus faz as pessoas diferentes e este é um caso. Eles me dão muito amor e carinho, e isso é o que eu mais gosto de ter dois pais. Sendo gay, hétero, pai ou mãe, o mais importante é uma criação com muito amor. E posso dizer que o amor deles é igual ao de qualquer outra pessoa”, declarou a atriz.
 
Ela afirma que os pais apoiam a carreira e que recebia elogios pelo telefone. “Durante a novela, eu fiquei no Rio na casa da minha irmã (Letícia Lannes), mas sempre conversávamos por telefone. Eles me ligavam para falar sobre as cenas, diziam que a cena estava ótima, que eu mandei bem”, afirma Ana, que está triste com o fim do folhetim.
 
“Estou triste, pois não queria que estivesse acabado, mas espero que novos trabalhos surjam e que seja um sucesso como Avenida Brasil”, contou ela, que soma quatro novelas no currículo: Duas Caras (2007), Ciranda de Pedra (2008) e Tempos Modernos (2010).
 
Vale lembrar que a atriz passou a morar com o tio materno logo após a morte da mãe, que sofreu um AVC, quando Ana tinha quatro anos. “Nossa família é como qualquer outra, há normas dentro de casa e a escola é primordial, além do amor e do carinho. A perda da mãe foi muito bem resolvida com ajuda de psicólogos. Além disso, as crianças estão crescendo com outra cabeça. Na escola, por exemplo, elas têm aula de cidadania, onde aprendem a conviver com pessoas mais velhas, gays, negros. Ela cresceu em um ambiente sem preconceitos”, declarou Fábio em recente entrevista.
 

Travesti escravizada sexualmente volta à Parintins


 
Publicado no A Crítica
Por Jonas Santos
 
A travesti parintinense Bruna Valadares(Bruno Amaral do Carmo, 27, que foi vítima de uma rede de tráfico humano em São Paulo, viaja em um ônibus interestadual da capital paulista com destino a Belém do Pará, informou ontem o presidente da Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins (AGLTPIN), Fernando Moraes, o “Dinho”.
 
Os dois se comunicam por torpedo via celular em momentos que o telefone dela entra em área durante a viagem. Bruna foi encaminhada anteontem à tarde pela Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo (Sejus/SP) que organizou a transferência dela para o Amazonas. Em Belém uma equipe da Sejus do Pará providenciará a condução até a Ilha Tupinambarana.
 
A chegada de Bruna esta prevista para hoje a tarde na capital paraense. Bruna viajou a São Paulo, em maio deste ano, recrutada pela travesti identificada pelo nome de “Eva Tompson”, que ela conheceu durante o Festival Folclórico de Parintins de 2011, com promessas de implante de silicone no corpo e de que teria sucesso profissional como travesti.
 
A coordenadora do Departamento de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo, Juliana Armed, informou que não poderia dar detalhes sobre o caso. “ São informações sigilosas que não podemos repassar”, disse.
 

“Tudo Vai Melhorar”: Versão portuguesa de “It Gets Better”pretende ajudar jovens LGBTs


 
Publicado no Dezanove
 
A versão portuguesa do projecto de apoio aos jovens LGBT vítimas de bullying será lançada dia 10 de Novembro no Porto. A apresentação de “Tudo Vai Melhorar” será realizada na sede da CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos, o afiliado oficial do reconhecido projecto It Gets Better.
 
Durante a apresentação, que se inicia às 22 horas, serão conhecidos os primeiros testemunhos portugueses. Uma das vertentes do projecto consiste, à semelhança da versão internacional, em vídeo testemunhos efectuados por jovens retratando as suas histórias de vida ou com mensagens de esperança para aqueles que sofrem devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero.
 
O projecto “It Get’s Better” foi criado, nos EUA, em 2010 pelo jornalista Dan Savage e pelo seu companheiro Terry após uma sucessão de vários episódios de bullying. Entretanto, várias figuras públicas mundiais já contribuíram com as suas mensagens para o projecto It Gets Better, como por exemplo Barack Obama; a Secretária de Estado Hillary Clinton; a apresentadora e actriz Ellen Degeneres, o cantor Jake Shears (Scissor Sisters) ou os eurodeputados Ana Gomes e Rui Tavares.
 
À apresentação oficial na sede da CASA segue-se uma festa de angariação de fundos na discoteca Zoom, no Beco Passos Manuel, na Cidade Invicta.
 
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Brad Pitt doa 100 mil dólares em favor do casamento gay


 
Publicado pelo Portal Angop
 
O ator americano Brad Pitt lançou uma convocação aos doadores, liderando a iniciativa ao entregar 100.000 dólares para promover o casamento homossexual, que será submetido à votação em quatro estados dos Estados Unidos na próxima semana.
 
O ator lançou um chamado "urgente a realizar uma doação nas próximas 24 horas para (a ONG) Human Rights Campaing (HRC)", uma associação que defende os direitos dos homossexuais e luta pela legalização do casamento gay. Para cada dólar doado, o ator fornecerá a mesma soma, até chegar a 100.000 dólares.
 
Na próxima terça-feira, junto com as eleições presidenciais, será realizado um referendo sobre a legalização do casamento homossexual nos estados de Maine (nordeste), Maryland (leste), Minnesota (norte) e Washington (noroeste).
 
"É nossa única oportunidade de fazer a diferença", indicou o ator na mensagem publicada no site da Human Rights Campaing, "se são como eu, não vão querer ter que se perguntar, no dia seguinte à eleição, o que eu poderia ter feito?", afirmou o ator.
 
Os "casais homossexuais - nossos amigos, nossos vizinhos - devem ter a mesma proteção que qualquer um", acrescentou Pitt, afirmando: "Doem ao Fundo Nacional do Casamento do HRC agora, como eu fiz, e juntos faremos nosso país progredir até o dia em que não existam mais cidadãos de segunda classe".
 
A união oficial entre dois homens ou mulheres não é reconhecida nos Estados Unidos em nível federal, mas está autorizada em seis de seus 50 estados e na capital federal, Washington. Também foi aprovada em outros dois estados, onde ainda deve ser votada em referendo para poder ser aplicada.
 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Trajetória de árbitro gay é contada em livro


 
Publicado no O Dia
Por Marcia Vieira 
 
 Eles não tinham vergonha de desmunhecar, empinar o corpo ou correr como gazelas dentro das quatro linhas. Homossexuais assumidos, Jorge Emiliano dos Santos, o Margarida, Walter Senra, o Bianca, e Paulino Rodrigues da Silva, o Borboleta, roubaram a cena no fim dos anos 80 e início dos 90 ao inaugurar a arbitragem gay no futebol. Com muito profissionalismo, o trio de amigos superou preconceitos, driblou a violência e ficou conhecido pela irreverência e o apito honesto. Uma história que será eternizada no livro ‘Parada Dura, Memórias de um Juiz Gay do Futebol Carioca’, escrito pelos jornalistas Anna Davies e Carlos Nobre, que será lançado no primeiro trimestre do ano que vem.
 
A obra conta a trajetória do cearense Paulino desde os 16 anos, quando ele trocou a Caponga, interior do Ceará, pelo Rio, onde se tornou árbitro de futebol e advogado trabalhista, até a coroação como Rainha das Quengas. O livro aborda também a amizade de um trio de amigos ligado pelo futebol.
 
“Conheci primeiro o Margarida, que foi meu bandeira em um jogo. Daí nasceu uma grande amizade. Depois conheci o Bianca e também ficamos muito amigos. Foi o Margarida que revelou a nossa homossexualidade em um entrevista ao ‘Jornal dos Sports’. Na época, eu era juiz classista do tribunal e queria processá-lo de qualquer jeito”, conta às gargalhadas Borboleta para em seguida cair em lágrimas ao lembrar da perda dos amigos. Margarida morreu em 95 e Bianca, em 2002.
 
“Foi muito doloroso, a gente fazia tudo junto (Borboleta começa a chorar). Se a gente fosse apitar no mesmo dia o encontro era certo. Cada um levava o seu garoto e não faltava provocação: ‘Bandida, cuidado, o meu não, hem!’”. Quem ouve Borboleta falar com naturalidade sobre a sua opção sexual não imagina o longo sofrimento que passou para se aceitar. Foram vários relacionamentos difíceis com mulheres até ele sair do armário, graças à mãozinha de um pai de santo.
 
“Um amigo me levou a um pai de santo português. Ele fez um trabalho. Dormi, deitei para o santo e depois ele jogou búzios e me disse: ‘Não adianta você procurar uma mulher. Não vai dar certo. Daqui para a frente você vai procurar um namorado’”.
 
A sentença soou como decreto e Paulino passou a correr atrás de sua felicidade.
 
Em janeiro deste ano ele foi até eleito a Rainha das Quengas, em um concurso promovido por um bar de mesmo nome na Lapa. “Fiquei orgulhoso, teve uma disputa muito grande com quengas mais novas. Mesmo sendo mais maduro, ganhei. Estou curtindo”.
 
De bem com a vida e consigo mesmo, Borboleta faz questão de mandar um recado para quem não teve coragem de sair do armário: “Quem nunca se assumiu que se assuma. Que se dane o preconceito. Ninguém pode lutar contra a própria natureza”.
 
Violência perseguiu ex-árbitro
 
Além de sofrer muito preconceito sexual, Borboleta conviveu de perto com a violência do futebol. Ele chegou a perder dois dentes após receber vários socos dos jogadores do Campo Grande na derrota por 2 a 0 para o Vasco em 1992. E em 1990 teve uma arma apontada para sua cabeça por um torcedor do América, que não se conformava com a derrota por 3 a 2 para o Fluminense, em Três Rios.
 
“No interior praticamente não havia proteção policial e nem vestiário, e os juízes ficavam entregues à sanha apaixonada de uma torcida. O Borboleta apanhou muito”, conta o jornalista Carlos Nobre, um dos autores da obra.
 
Violência à parte, foi a incrível história de Borboleta que chamou a atenção da jornalista Anna Davies. “Depois que o conheci tive o ‘insight’ de escrever o livro para resgatar a história dele. Só não tinha a noção da sua importância. Quem meu deu essa dimensão foi o Carlos Nobre”, ressalta Anna.

Quatro brasileiros estão na lista dos 500 gays mais influentes da história!


 
Publicado pelo Mix Brasil
 
A revista holandesa Wink e sua versão internacional, a Mate, que circula no mundo inteiro em inglês, divulgou em sua atual edição a lista dos 500 gays mais influentes da história. A lista é bem eclética e inclui personalidades já falecidas como Tom of Finland, Liberace e Divine e outros bem vivos. Tem o âncora Anderson Coooper, o ator inglês Ian McKellen, Chris Colfer (do Glee), George Michael, Tom Ford, o prefeito de Paris e o de Berlim e muitos outros.
 
Quatro brasileiros estão listados: André Fischer, José Celso Martinez, Luiz Mott e João Silvério Trevisan. André é o melhor colocado entre eles, está na 261ª posição. José Celso Martinez Correa (do teatro Oficina) ficou na 358ª posição; Luiz Mott,do GGB, na 374ª posição e o escritor João Silvério Trevisan na 422ª.
 
No texto sobre André Fischer, a publicação destaca a criação do Festival Mix Brasil de Cinema há 20 anos, evento que já percorreu cinquenta cidades brasileiras; também fala de sua participação ativa nas primeiras edições das Paradas Gays do Rio e de São Paulo, da criação do maior site LGBT da América Latina, e da editora que publica duas revistas de circulação nacional, a JUNIOR e a H Magazine, além dos programas de TV e rádio apresentados por ele.

Primeiro político italiano a se assumir gay é eleito governador da Sicília


 
Publicado pelo OperaMundi
 
Em um pleito marcado pela abstenção de mais de 50% da população, o primeiro político italiano a assumir sua homossexualidade foi eleito para governar a região de Sicília. Com uma campanha voltada ao combate às máfias, Rosario Crocetta, de 61 anos, obteve 30,5% dos votos.
 
Nas eleições regionais deste domingo (28/10), o representante do Partido Democrata venceu o candidato do ex-premiê Silvio Berlusconi, Nello Musumeci, e do movimento Beppe Grillo, que ironiza a política do país, Giancarlo Cancelleri.
 
“Vou governar de uma forma totalmente nova. Hoje a história da Sicília mudou, pois ganhou um partido que enfrenta a máfia”, afirmou Crocetta.
 
O novo governador da Sicília é católico e foi prefeito da cidade de Gela, que tem pouco mais de 72 mil habitantes. “No primeiro dia de trabalho, demitirei alguns consultores que ganham grandes quantidades de dinheiro por tarefas que não são necessárias.”
 
O pleito na Sicília foi antecipado para este mês depois que o primeiro ministro, Mario Monti, obrigou o então governador, Raffaele Lombardo, a pedir demissão por relação com a máfia.
 
Assim como boa parte da Itália, a região da Sicília passa por delicado momento economicamente, fator que é considerado um dos motivos para o avanço da esquerda no país.
 
Para evitar nova derrota nas eleições gerais de 2013, o partido Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, convocou primárias para 16 de dezembro. “Se não queremos que a esquerda governe a Itália, temos que unir esforços”, afirmou o secretário-geral do PDL, Angelino Alfano.
 

Ariadna diz que vai processar quem a chamar de transexual


Publicado pelo R7

Ariadna fez um protesto em seu Twitter, nesta terça-feira (30).

A ex-BBB explodiu e disse que não aguenta mais ser diferenciada pelos meios de comunicação como “a transexual”.

Você concorda com a postura de Ariadna?

Ariadna fez a cirurgia para a mudança de sexo antes de entrar no Big Brother (Globo).

— Meu nome não é transexual, meu nome é Ariadna Thalia da Silva Arantes. A partir de hoje, quem não me respeitar como tal vai levar processo. Mereço respeito.

Para mostrar sua indignação, Ariadna publicou em seu Twitter, uma foto da certidão de nascimento, mostrando que é mulher.



— Sou ser humano igual a todos. Não vou mais admitir ser diferenciada por transexual. Tenho nome e só quero respeito.

Ariadna agradeceu o carinho dos que apoiaram sua decisão e respondeu aos ataques na rede social.

domingo, 28 de outubro de 2012

Milhares tomam ruas de Taiwan em favor do casamento gay


 
Publicado pelo Terra
 
Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram neste sábado em Taipei para pedir a legalização do casamento homossexual em Taiwan, durante a décima edição da Parada do Orgulho Gay.
 
"O tema deste ano é a luta pela igualdade de direitos no casamento. Os homossexuais também são contribuintes e pedimos os mesmos direitos básicos de qualquer casal heterossexual", declarou Mu Chuan, um dos organizadores da manifestação.
 
Os organizadores esperavam 50 mil pessoas, algumas delas provenientes da Europa.
 

Três casais homossexuais fazem casamento coletivo em Itabuna


 
Publicado pelo G1
 
Três casais homossexuais se uniram em casamento coletivo na noite de quinta-feira (25), em Itabuna, região sul da Bahia.
 
A iniciativa partiu do programa "Direito Fora do Quadrado", realizado por estudantes de uma faculdade do município.
 
"Os envolvidos aprenderam muito e superaram, inclusive, preconceitos", disse Adailson Miranda, coordenador do Núcleo de Estudos Jurídicos da faculdade.
 
"Na verdade, é uma ruptura do preconceito, da discrminação, porque somos cidadãos, temos os nossos deveres, e os nossos direitos, então, é uma conquista dos nossos direitos, disse Evângela Lombardo, uma das noivas. "A gente não vai estar assumindo opções. A gente vai estar assumindo que a gente ama a pessoa que está do nosso lado", opinou a professora Filsa Almeida.
 
Veja uma reportagem em vídeo no G1: clique aqui!
 

Argentina investe forte no turismo gay


 
Publicado pelo Viage Aqui
 
A Argentina continua a apostar fortemente no turismo GLS. O país recebe cerca de 1 milhão de visitantes do público GLS por ano, o que representa 17,7% de todos os turistas que vêm do exterior, segundo Pablo de Luca, presidente da Câmara de Comércio Gay e Lésbicas da Argentina (CCGLAR).
 
Na Abav - A Feira de Turismo das Américas, realizada de 24 a 26 de outubro no Rio de Janeiro, foi montado um estande dedicado especialmente para divulgar os serviços especializados no segmento. "Nosso interesse é divulgar outros destinos da Argentina para este público, além de Buenos Aires", diz Luca.
 
A legislação da Argentina permite o casamento civil de casais estrangeiros do mesmo sexo, desde que permaneçam pelo menos cinco dias no país. "Uma indústria nasceu com a aprovação do casamento gay. Os destinos começaram a preparar ofertas para este público. É o nicho do nicho de mercado."
 
Segundo Luca, brasileiros têm se casado na Argentina para abrir precedente jurídico no Brasil e defender seus direitos, já que são cidadãos do Mercosul. "Já foram realizados casamentos gays de casais de diversos países, como Austrália e Estados Unidos."
 
A Argentina ficou mais tolerante, segundo a CCGLAR.A percepção de homofobia diminuiu no país após a aprovação do casamento gay, afirma Luca. "Fizemos uma pesquisa que revelou que o índice de percepção de homofobia diminuiu nos últimos dois anos de 44% para 21%."
 
Os gays procuram a Argentina pelas mesmas razões do público em geral. "Eles querem conhecer os pontos turísticos, fazer os passeios clássicos", diz Luca. Os atrativos naturais do país e a vida noturna também são aspectos que atraem este público.
 
Além disso, a rede hoteleira está se capacitando para receber adequadamente o segmento GLS. "Já existe hospedagem focada neste público e a maioria dos hotéis é gay friendly. Temos feito treinamento com os funcionários e sensibilizado destinos para garantir um bom atendimento", diz.
 

Portugal identifica falta de informação sobre homossexualidade nos currículos universitários


 
Publicado no Correio da Manhã
 
Mais de metade dos futuros profissionais das áreas da Saúde, Educação, Direito e Psicossocial não tiveram contacto com qualquer informação científica sobre homossexualidade e homoparentalidade nos currículos universitários, indica um estudo da Universidade do Porto.
 
O estudo "Homoparentalidades num contexto heteronormativo", da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, analisou as atitudes face à diversidade sexual de pessoas que, nas suas áreas específicas de intervenção, lidarão com crianças, jovens e adultos e averiguou o seu contacto pessoal e científico com a diversidade sexual.
 
Para tal, inquiriu 1.288 estudantes de 12 instituições de ensino superior de diversas regiões do país, que frequentavam os dois últimos anos de nove licenciaturas de quatro áreas: Psicossocial (Psicologia, Serviço Social, Educação Social e Sociologia), Saúde (Medicina e Enfermagem), Educação (Ensino Básico e Educação de Infância) e Jurídica (Direito).
 
O estudo alerta para a importância da formação de futuros médicos acerca de temáticas LGBT e da sua consciencialização enquanto agentes promotores da saúde de todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual.
 
Em declarações à Lusa, o autor do estudo, Jorge Gato, adiantou que "54% dos futuros intervenientes da rede social inquiridos não tiveram contacto com nenhum tipo de informação sobre homossexualidade ou homoparentalidade no âmbito das licenciaturas, um número que sobe para 80% no caso dos alunos de educação de infância".
 
Para Jorge Gato, "é fundamental que se intervenha ao nível da formação dos professores e daquilo que é ensinado nas escolas para que as coisas mudem, porque os professores têm um ascendente grande sobre os alunos".
 
"Considerando que os estudantes inquiridos frequentavam os últimos anos dos respectivos cursos, parece claro que a presença destas temáticas no currículo não constitui ainda uma preocupação na maior parte das formações analisadas", refere o investigador.
 
Como tal, defende, os currículos das licenciaturas devem incluir informação cientificamente validada e a consciencialização dos futuros profissionais acerca das suas atitudes face à diversidade sexual.
 
"Sabemos que a informação só por si não muda as atitudes, mas é responsabilidade dos cursos dar formação cientificamente validada a estas pessoas", defendeu. Para Jorge Gato, a falta de informação científica poderá explicar "parcialmente" as atitudes dos estudantes perante estes temas.
 

Pugilista conseguiu mais apoio ao assumir homossexualidade


 
Publicado pelo O Povo
 
O lutador de boxe Orlando Cruz revelou estar em excelente momento da carreira. Após assumir a homossexualidade, o porto-riquenho disse que hoje colhe bons frutos por ter tomado a decisão este ano.
 
“Estou muito feliz com esta nova etapa da minha vida. Estou mais tranquilo. É uma pressão a menos que tenho no sistema e não me arrependo da decisão que tomei”, afirmou o pugilista, em entrevista à agência EFE.
 
Quando era mais jovem, Orlando namorou várias garotas. Mas, segundo ele, percebeu que precisava tornar pública sua sexualidade. Ele se tornou o primeiro boxeador assumidamente homossexual. O lutador promete seguir em frente na luta contra o preconceito, incentivando outros atletas a não terem vergonha de admitir sua opção.
 
O lutador detém o cinturão latino dos pesos-pena e, agora, se prepara para disputar o título mundial em 2013. Orlando Cruz diz não sentir nenhum constrangimento após a decisão, pelo contrário. Garante que está melhor dentro e fora dos ringues. “Não sinto nenhuma pressão. Estou tendo até mais apoio do público e Porto Rico e de outros países”, finalizou.